Depois do Natal a Páscoa é a melhor data para o varejo alimentar. Época de alta no faturamento de supermercados e hipermercados, além de comércios de médio e pequeno porte. O período ajuda também quem precisa correr atrás de uma renda extra, como é o caso de profissionais autônomos e pessoas que estão fora do mercado de trabalho. Para estes, a procura pelos deliciosos ovos de chocolate é a grande oportunidade de faturar.
O especialista em gestão estratégica de negócios Marco Antônio Oliveira, da O4B Consultaria Empresarial (https://www.o4b.com.br/), explica que, além do fator preço e qualidade dos ovos feitos de maneira artesanal, atendimento personalizado e de excelência garantem as vendas e mais: a fidelização do cliente.
"Uma das vantagens do profissional autônomo é oferecer um atendimento diferenciado. O cliente se sente especial e acaba comprando novamente os produtos, inclusive em outras épocas que não a Páscoa. Essa é a grande oportunidade de os profissionais se destacarem na concorrência e ampliarem sua carteira de clientes".
Concorrência com produtos caseiros mudou comportamento das grandes lojas
Ovos caseiros têm feito tanto sucesso que o varejo mudou o comportamento de vendas nesta época. Segundo a Associação Paulista de Supermercados, a APAS, para driblar esta competição, algumas práticas foram adotadas pelas lojas: diminuição do estoque adquirido de chocolate; diminuição dos ovos acima de 750g e 1kg, que têm menor giro; maior estoque de ovos menores, de até 170 gramas; e destaque para barras mais gourmets e caixas de chocolate, entre outras medidas para conter a concorrência acirrada.