O que Curitiba e São Paulo têm em comum? Entenda as semelhanças

Essas duas capitais brasileiras são mais próximas do que se pode imaginar

Assessoria de Imprensa Foto: Divulgação
Foto sobre "O que Curitiba e São Paulo têm em comum? Entenda as semelhanças"

São Paulo, capital do estado homônimo, cidade com maior nível populacional do país. Curitiba, capital do Paraná, exemplo para o Brasil e o mundo em projetos de arborização e incentivo à sustentabilidade. Mas o que podem ter em comum essas duas capitais brasileiras aparentemente tão distintas?

 

Separadas por apenas 7 horas de viagem pela Viação Garcia Londrina, e com 409 km de estradas entre uma e outra, as cidades têm mais semelhanças do que se pode imaginar.

 

A forte presença de museus, feiras livres, mercados, e até mesmo bairros marcados pela cultura de imigrantes italianos são algumas das tantas coisas parecidas que essas duas capitais têm.

 

Conhecendo um pouco mais cada cidade

Antes de analisar as semelhanças entre essas cidades, é preciso ter uma noção de como é cada uma delas, já que sempre haverá particularidades em cada lugar.

São Paulo

É a cidade mais populosa do país, com mais de 12 milhões de habitantes. Foi fundada em 25 de janeiro de 1554, sendo, por isso mesmo, uma das cidades mais antigas do Brasil.

 

A chamada Terra da garoa é considerada o maior polo econômico do país, chegando a ter uma representação de 11% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. É também uma das cidades mais globalizadas do mundo.

Curitiba

A capital do Paraná possui uma população consideravelmente grande, atingindo, em 2018, o número de mais de 1,6 milhões de habitantes. É datada de 1661 e já foi apelidada de “cidade modelo” e “cidade ecológica do Brasil” por conta do desenvolvimento do transporte e da ecologia em todo o seu espaço.

 

Para se ter uma ideia, Curitiba foi a primeira cidade brasileira a implantar o sistema BRT (Bus Rapid Transit, em português, Transporte Rápido por Ônibus), algo que fez da cidade um exemplo brasileiro no que diz respeito a uma melhor forma de locomoção no espaço urbano.

São Paulo e Curitiba: semelhanças

Apesar de fazerem parte de diferentes regiões — São Paulo é do Sudeste, enquanto Curitiba é da Região Sul — e possuírem diferentes culturas e estilos de vida, essas duas cidades se aproximam, e muito, em vários aspectos.

 

Do uso de transportes públicos mais eficientes como o BRT, até a presença de bares, restaurantes, parques e museus, com certeza, você vai ver que as cidades têm muito mais proximidade do que imaginamos.

BRT

Na década de 1980, em Curitiba, foi criado um sistema para melhorar a qualidade do transporte público da cidade. Depois da criação de vias expressas exclusivas para ônibus, foram implantadas estações em forma de tubo na altura das portas dos veículos, onde os passageiros embarcariam  com mais facilidade e rapidez, o que resultou no BRT.

 

Curitiba serviu de exemplo para as demais cidades, tendo hoje um sistema de 85 km de extensão. Em São Paulo, a construção do BRT teve início em 1997, mas só ficou pronta dez anos depois. Hoje, o BRT paulistano tem 8,2 km.

Parques

Outro ponto em comum entre Curitiba e São Paulo é a forte presença de parques ao ar livre. Esses ambientes são verdadeiras áreas verdes em meio ao concreto próprio das cidades.

 

Em Curitiba, os turistas podem apostar em uma visita ao Parque das Pedreiras, onde é possível contemplar toda a beleza da Ópera de Arame, uma cúpula que é palco de diferentes eventos culturais, e ao Parque São Lourenço, com um lago cheio de patos e uma ótima pista para se exercitar.

 

Em São Paulo, o Parque do Ibirapuera, com suas enormes árvores, é um dos mais conhecidos, sem falar no Jardim Botânico da cidade, espaço ideal para quem deseja um maior contato com a natureza.

Museus

A forte presença de museus é outra semelhança entre as duas cidades. Na capital paranaense, você vai encontrar o Museu Oscar Niemeyer, Museu Paranaense e o

Museu do Holocausto de Curitiba.

 

Já em São Paulo, as opções também são variadas, a exemplo do Museu da Imagem e do Som, Museu de Arte Contemporânea, Museu do Futebol e Museu de Arte de São Paulo.

 

Reduto Italiano

Tanto São Paulo quanto Curitiba possuem uma forte presença de imigrantes italianos. Na primeira, o bairro marcado pela sua presença é o Bela Vista, mais conhecido como Bixiga. Já em Curitiba, a Itália pode ser percebida com mais força no bairro Santa Felicidade.

 

As duas capitais contam ainda com uma grande quantidade de feiras ao ar livre e mercados populares que atraem diversas pessoas. Por conta disso tudo, tanto São Paulo quanto Curitiba são duas ótimas opções para quem deseja fazer turismo no Brasil.

Comentários:

Suas informações de contato não serão divulgadas.