20/02/2020 às 17h16min - Atualizada em 20/02/2020 às 17h16min

Dúvidas de qual curso escolher? Saiba a diferença entre Moda e Design

As áreas de atuação dos profissionais de moda e de design podem ser diferentes, contudo, as áreas de conhecimento abordadas por ambos os cursos convergem

Assessoria de Imprensa Foto: Divulgação

Muitas pessoas sonham em atuar com moda ou trabalhar na confecção de móveis. Geralmente, elas já têm noção dos cursos e conseguem se imaginar atuando nessas profissões. Em ambos os casos, é preciso estudar design, porém, com um foco diferente.

 

Quem deseja lidar com vestuário ou até mesmo ser um estilista vai estudar o curso de moda ou design de moda. Já aqueles que vão trabalhar com móveis e decoração precisam estudar design de produto. Por outro lado, quem ainda quer conhecer melhor as especializações dessa profissão, pode apostar no curso de design.

 

Anteriormente, o curso de moda recebia esse nome pois ensinava apenas o que estava relacionado a tendências de vestuário. Agora, como o aluno tem acesso a matérias que são comuns a outros cursos de design, a maior parte dos cursos de moda receberam a titulação de design de moda.

 

Se você tem dúvidas entre os cursos, entenda o que faz um designer de moda, um designer de produto e um designer.

O curso de design de moda

O estudante de moda pode atuar tanto na parte criativa, desenvolvendo croquis; quanto na prática, ao costurar e fazer uma peça de roupa. Ele aprende a identificar tendências que estão em alta, faz pesquisas e até desenvolve coleções.

 

São, em média, 4 anos de estudos e acesso a matérias específicas e gerais. História da arte e do design, por exemplo, são matérias estudadas em outros cursos de design e até em publicidade e propaganda.

 

Resumidamente, sua profissão está ligada diretamente a tendências de moda e vestuário.

O curso de design de produto

Aqueles que estudam design de produto vão aprender como desenvolver os mais variados objetos. Desde um móvel que seja mais prático e funcional até uma caixa que vai servir como embalagem de um produto.

 

É um profissional que pode atuar em diversas empresas, trabalhar com joias e com o desenvolvimento de um novo produto ou de embalagens.

 

Além de estudar matérias específicas, como desenvolvimento de embalagens, também compartilha aulas que são vistas em outras graduações de design.

 

Resumindo, a atuação de quem se forma no curso está diretamente ligada a tudo que envolva produtos.

O curso de design

Além de graduações específicas, existe também o curso de design, que vai tratar um pouco de tudo. O aluno aprende sobre desenho, ligado a área de produto, fotografia, estética, ligado ao design de moda, e até a parte de design gráfico.

 

O estudante de design vai aprender o básico do que é visto em um curso de moda e, se desejar, pode atuar com essa parte de vestuário e no que estiver ligado à profissão de designer de moda, porém, terá que fazer um curso de especialização depois, para se aprofundar na área.

 

A atuação da pessoa formada em design pode ser variada, já que ela estudará diversas especialidades que estão dentro da formação de designer.

Qual curso escolher e o que levar em conta

Ao conhecer um pouco mais sobre cada um dos cursos, você percebe que moda e design são diferentes. Na hora de fazer sua escolha e decidir o que pretende estudar — e em qual carreira vai atuar —, é importante considerar alguns fatores.

 

Seu gosto pessoal vem em primeiro lugar, então, opte por aquilo que você gosta mais. Apesar disso, apostar em uma área mais específica, como o design de produto, é indicado apenas para quem já tem certeza que gosta e quer trabalhar com isso.

 

Se você ainda quer conhecer melhor a área, o curso de design, que é mais geral, pode ser mais interessante. Assim, ao concluir a graduação, você pode fazer uma especialização em moda ou produto, caso perceba que quer atuar nessas áreas.

 

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.