14/02/2020 às 10h05min - Atualizada em 14/02/2020 às 11h05min

PM de São Roque realiza cadastro de deficientes auditivos para atendimento emergencial

Primeira simulação de ocorrência oficial da funcionalidade no Estado de SP

- Fotos: Divulgação / PM

A Polícia Militar de São Roque iniciou o cadastro de pessoas com deficiência auditiva para a realização do programa de atendimento emergencial. Na tarde de quarta-feira (12), os policiais militares CB PM Thabata e SD PM Pereira, realizaram o cadastro de cerca de 20 pessoas surdas e com deficiência na fala pertencentes à Associação de Deficientes Auditivos de São Roque (ADAS), no sistema de atendimento emergencial E-SMS disponibilizado pela Polícia Militar do Estado de São Paulo. A CB PM Thabata e o SD PM Pereira atuam também no PROERD, programa conhecido na região.

O cadastro individual foi realizado na sede da 2ª Companhia, onde, acompanhados de seus intérpretes eles puderam conhecer melhor esta ferramenta e realizaram uma simulação em tempo real junto ao Centro de Operações da Polícia Militar (COPOM) de Sorocaba. Esta foi a primeira simulação oficial realizada no sistema em todo o Estado de São Paulo.

O objetivo do serviço de atendimento de emergência E-SMS é de que as pessoas com deficiência auditiva (Pessoa Surda, PcD Auditiva ou da Fala) possam acionar os serviços 190 e 193 por meio de SMS (envio de texto por celular) em caso de acidentes, furtos ou roubos. Apenas mensagens de números de celulares previamente cadastrados no sistema serão recebidas pela PM. Este serviço é válido somente no Estado de São Paulo.

“Preocupada com a inclusão social e o direito à cidadania, a Polícia Militar do Estado de São Paulo está sempre modernizando e aperfeiçoando seus procedimentos para atender cada vez melhor o cidadão”, informou a PM a esta redação.

Como o programa é direcionado para todos e deste modo moradores das cidades atendidas pelo 50° batalhão (São Roque, Mairinque, Araçariguama, Itu, Salto e Porto Feliz) que tenham alguma deficiência auditiva ou de fala podem procurar a companhia mais próxima para realizarem o cadastro e se integrarem ao sistema, que promete mais segurança à população.

A Companhia de São Roque está localizada na Rua Monsenhor, 171, na Vila Santa Rosália e para realizar o cadastro, a pessoa deve comparecer pessoalmente ao local de segunda a sexta-feira, das 09h às 18h, fornecer o RG, e o seu número de telefone celular para o cadastro.

“Se possível, também pedimos que a pessoa traga consigo um familiar ou um intérprete na hora de realizar o cadastro”, informa a seção de comunicação social da 2° Companhia em São Roque, responsável pelos cadastros.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.