12/02/2020 às 17h39min - Atualizada em 12/02/2020 às 17h39min

Conheça o principal evento nacional sobre café e o que podemos esperar para a edição de 2020

Café de qualidade e palestras de assuntos diversos marcam um dos principais eventos do setor

Assessoria de Imprensa Foto: Divulgação

Já imaginou uma semana todinha para celebrar a bebida que é paixão nacional? A Semana Internacional do Café (SIC) é esse momento! O evento acontece em Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, todos os anos no mês de novembro e reúne cafeicultores, exportadores, fornecedores, baristas e apreciadores.

 

Minas Gerais é o maior estado produtor de café do Brasil e sua capital charmosa é o lugar ideal para receber esse evento que é um dos maiores do mundo a celebrar o grão que a gente tanto adora. A dica é ir para “Beagá” uns dias antes do evento e curtir a cidade um pouco mais. Dá para partir de diferentes estados e ir para Minas Gerais de Viação Rio Doce.

 

A dinâmica do evento

 

A SIC é realizada desde 2013 e conta com uma extensa programação de eventos simultâneos: encontros, cursos, seminários, concursos e sessões de prova de café — conhecidas como cupping. Um dos momentos mais aguardados é o concurso Coffee of the Year Brasil, que elege o melhor café brasileiro da safra. A escolha é feita por meio de uma votação entre todos os participantes da feira. Desde torrefadores ao consumidor final, passando pelos visitantes e juízes.

 

Outra premiação celebrada na SIC é o Campeonato Brasileiro de Barismo, que reconhece o trabalho do profissional responsável por produzir café de alta qualidade. Em 2019, o vencedor do campeonato foi Leo Moço que apresentou uma seleção de café produzido por famílias indígenas de Rondônia.

 

Leo utilizou grãos torrados e moídos na hora para preparar expresso, cappuccino e drink não alcoólico de assinatura. O sabor encorpado e único agradou os juízes. Foi descrito como um café equilibrado, de amargor leve, e que lembra nibs de cacau, chocolate meio amargo e frutas secas.

 

Fórum da Cafeicultura Sustentável

 

Outro evento paralelo à SIC que foi sucesso em 2019 — e promete expandir em 2020 — é o Fórum da Cafeicultura Sustentável. Os painéis do fórum têm como objetivo apontar os caminhos para uma prática cafeeira que se engaje com um compromisso sustentável social, ambiental e econômico.

 

As palestras e os debates são gratuitos e foram todos ministrados em português, inglês ou espanhol, contando também com tradução simultânea em todas as ocasiões. Tudo preparado para alcançar e apresentar as discussões ao maior número de interessados possível.

 

Representatividade feminina no setor cafeeiro

 

Quem também teve destaque em 2019 e já está de olho no evento de 2020 são as mulheres. A IWCA, International Women's Coffee Alliance (em tradução livre, Aliança Internacional das Mulheres do Café), organização sem fins lucrativos, preparou um encontro com cerca de 800 cafeiculturas que debateram os desafios do setor em 2020.

 

A IWCA é composta por representantes dos principais estados brasileiros que atuam na agroindústria do café. Entre elas, cafeicultoras, empresárias e baristas. A representatividade, tanto das regiões do país como das diferentes áreas de atuação, fez da Aliança Internacional de Mulheres do Café uma das frentes mais relevantes do evento.

 

Evento 2020 e os desafios do futuro

 

Tudo isso faz a Semana Internacional do Café não só entrar no setor cafeeiro comercial do Brasil, mas se tornar um evento obrigatório na agenda de todos os apaixonados pela bebida e que estão de olho nos desafios do futuro. Há diversão, conhecimento e sabor reunidos num só evento.

 

Na sétima edição, no ano passado, foram servidas, aproximadamente, 80 mil xícaras de café aos 23 mil visitantes. E a oitava edição, em 2020, já tem data marcada. O evento acontecerá entre os dias 11 e 13 de novembro no Expominas da capital mineira.

 

Quem visitar a primeira Semana Internacional do Café da década vai encontrar um megaevento preocupado com assuntos urgentes e engajado com o futuro da cena cafeeira internacional.

 

De quebra, vai aproveitar o finalzinho de primavera em Belo Horizonte, podendo degustar, junto ao cafezinho, um pão de queijo mineiro legítimo.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.