11/02/2020 às 11h52min - Atualizada em 11/02/2020 às 13h03min

Bairro Santa Ella amanhece inundado na cidade de Araçariguama

Assistência Social da cidade está arrecadando doações para 119 pessoas desalojadas e duas famílias desabrigadas

- Fotos: Reprodução / Redes Sociais
Da Redação: Rafael Barbosa

Moradores do bairro Santa Ella, em Araçariguama, amanheceram nesta terça-feira (11) presenciando imagens que parecem ter saído de um filme de catástrofe. O nível do Rio Tietê, que passa paralelo ao bairro, subiu com as chuvas que atingiram a região desde domingo (09), inundando parte do distrito e ilhando os moradores.

Imagens da situação do local foram divulgadas nas redes sociais e mostram o nível de devastação provocado pelas águas. “Parece filme de terror”, diz uma moradora em um dos vídeos. Confira abaixo.

"Devido ao grande volume de chuva que teve em vários municípios na Grande São Paulo, alagou o bairro e nós tivemos que fazer a retirada dos moradores. Trabalhamos a noite inteira retirando o pessoal, mas hoje está estabilizado, não tem ninguém em risco. Tem alguns que ficaram na escola, são oito famílias com 20 pessoas, mas não tem risco nenhum", explicou o coordenador da Defesa Civil, Osni Rodrigues, ao portal G1.

Segundo moradores, algumas casas e até empresas situadas no Distrito Industrial foram afetadas pelas águas do Rio Tietê. Ao todo, 10 bairros da cidade foram alagados e algumas famílias tiveram que deixar as casas após a inundação, sendo que, apenas no bairro Santa Ella, foram registradas 119 pessoas desalojadas e duas famílias desabrigadas. Além disso, foram registrados dois desabamentos na Estrada do Aparecidinha e no bairro Vila Alumínio.

A prefeitura decretou estado de emergência e criou um comitê para amenizar os transtornos causados pelas chuvas intensas. As medidas que serão discutidas pelo comitê ainda não foram divulgadas pela Prefeitura, porém a Defesa Civil está monitorando os pontos críticos da cidade, como o Tanque Velho, local onde ocorreu a queda de uma ponte e um casa, e na Vila Alumínio, onde foram interditadas duas residências e o salão de uma igreja. 

Arrecadação para famílias afetadas

Segundo a Assistência Social da cidade, muitas das famílias atingidas pelos alagamentos perderam tudo com as chuvas, deixando suas residências muitas vezes com a roupa do corpo. Diversas equipes da assistência estão realizando visitas pela cidade, registrando as pessoas que necessitam de apoio e realizando a coleta de doações para as famílias.

Neste momento a Secretaria de Assistência Social necessita urgentemente de colchões, porém a arrecadação também necessita de alimentos e objetos que possam servir para as famílias, como comida, roupas, colchões, kits de higiene, eletroeletrônicos e eletrodomésticos. 

Todas as doações podem ser direcionadas ao Fundo Social Municipal, localizado na Rua Santa Cruz, 234, na região central (prédio do Antigo AME). Um ponto de coleta também foi disponibilizado no Ginásio de Esportes Municipal, localizado no bairro Jardim Brasil, na Rua Espirito Santo.

Caso a pessoa não tenha como levar as doações até os locais indicados  ou necessite de orientações, mais informações podem ser obtidas através da Prefeitura Municipal, no (11) 4136-4900 (Pedir para falar na Assistência Social).

Grupos de moradores e entidades assistenciais também montaram uma força-tarefa para arrecadar mantimentos e doações para as famílias afetadas pelas chuvas em Araçariguama.

 

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.