10/02/2020 às 10h19min - Atualizada em 10/02/2020 às 11h28min

Parasita é o grande campeão do Oscar 2020

Primeira vez que uma produção não americana vence o prêmio de melhor filme

- Fotos: Reprodução / internet
Fonte: Portal Exame

A 92ª edição do Oscar, prêmio cinematográfico realizado anualmente pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas aconteceu, neste domingo (9) e o grande destaque e surpresa da noite foi o filme Parasita. O longa de Joon Bong Ho faturou quatro premiações, entre elas o de melhor filme, sendo a primeira vez que um, longa de produção não americana fatura o principal prêmio da noite.

Confira os vencedores abaixo.

Melhor ator coadjuvante

Brad Pitt

Por seu papel no longa de Quentin Tarantino, “Era uma Vez em… Hollywood”, Brad Pitt foi quem recebeu a primeira estatueta da noite. Interpretando o dublê Cliff Booth, essa é a segunda indicação e a primeira vitória do ator na categoria. Em 1996, foi indicado por “Os Doze Macacos”, mas acabou perdendo para Kevin Spacey por “Os Suspeitos”.

Melhor animação

Toy Story 4

Já o prêmio de animação foi para “Toy Story 4”, a quarta parte do primeiro longa-metragem lançado pelos estúdios Pixar. Mostrando bastante evolução na técnica de animação, o filme foi o único da Disney a concorrer na categoria.

Melhor animação em curta-metragem

Hair Love

Uma das animações da categoria que mais se popularizou, “Hair Love” mostra um pai afro-americano aprendendo a lidar com os pequenos problemas do cotidiano de sua filha, Zuri, como pentear o cabelo. O curta foi produzido pela Sony e dirigido por Matthew A. Cherry, Everett Downing Jr. e Bruce W. Smith.

Melhor roteiro original

Parasita

O longa de Bong Joon Ho, o primeiro filme sul-coreano a receber uma indicação na categoria de “Melhor Filme”, recebeu a primeira estatueta da noite por roteiro original. Inteiramente escrito pelo diretor e por Jin Won Han, o filme é um dos mais fortes da temporada e também levou um Bafta pelo roteiro original.

Melhor roteiro adaptado

Jojo Rabbit

Inspirado no livro Caging Skies, de Christine Leunens, o longa de Taika Waititi conta a história de Jojo, um garoto que, enquanto tem Hitler como seu amigo imaginário, precisa aprender a lidar com a adolescente judia que sua mãe está protegendo no sótão de sua casa. Essa é uma das seis indicações que o filme recebeu na premiação, incluindo “Melhor Filme”.

Melhor curta-metragem

The Neighbors’ Window

Escrito e dirigido por Marshall Curry, o documentário “The Neighbor’s Window” conta a história de um casal de meia-idade que precisa conciliar a vida profissional com a vida familiar, enquanto cuida de três filhos. Ao observarem a vida de seus vizinhos pela janela, eles decidem que estão vivendo de forma errada. Além do Oscar, o curta recebeu 12 prêmios em festivais regionais dos Estados Unidos.

Melhor design de produção

Era uma Vez em… Hollywood

Competindo com “1917”, “O Irlandês”, “Jojo Rabbit” e “Parasita”, o filme de Tarantino recebeu a estatueta por melhor design de produção e decoração no set de filmagem. Como o prêmio abrange duas áreas, ambas as profissionais Barbara Ling e Nancy Haigh foram premiadas.

Melhor figurino

Adoráveis Mulheres

Embora sem indicação na categoria de Melhor Direção, o longa de Greta Gerwig, que retoma a história escrita por Louisa May Alcott com um toque moderno, recebeu o prêmio de melhor figurino. Esse é o segundo prêmio da categoria entregue para a figurinista Jaqueline Durran, que também ganhou em 2013, quando foi responsável pelas roupas do filme “Anna Karenina”.

Melhor documentário

Indústria Americana

Duplamente dirigido por Steven Bognar e Julia Reichert, o documentário que levou a estatueta para casa apresenta uma Ohio tentando lidar com o crescimento industrial – enquanto um chinês bilionário procura amplificar a região com sua própria empresa.

Melhor documentário em curta-metragem

Learning to Skateboard in a Warzone (If You’re a Girl)

Dirigido por Carol Dysinger, o curta conta a história de jovens afegãs que estão tentando realizar ações comuns para meninas de sua idade – como ler, escrever e andar de skate – em Cabul, uma cidade em situação de guerra localizada no Afeganistão.

Melhor atriz coadjuvante

Laura Dern

Interpretando Nora Fanshaw, Laura Dern termina a temporada com saldo positivo: além do Oscar, a atriz também recebeu o prêmio de atriz coadjuvante em eventos como o SAG, o Critics’ Choice e o Globo de Ouro.

Melhor edição de som

Ford v Ferrari

O primeiro prêmio do longa de James Mangold foi para Donald Sylvester, responsável pela edição de som. O filme conseguiu 4 indicações em 2020, incluindo a de Melhor Filme.

Melhor mixagem de som

1917

O segundo prêmio das categorias de som foi para 1917. Mark Taylor e Stuart Wilson, responsáveis pela edição de som, receberam as primeiras estatuetas da noite pelo filme.

Melhor montagem

Ford v Ferrari

Desbancando filmes como “Coringa” e “Parasita”, o segundo prêmio da noite para Ford v Ferrari foi o de melhor edição. Essa é a primeira estatueta recebida pelos dois responsáveis pelo trabalho, Michael McCusker e Andrew Buckland.

Melhor fotografia

1917

Com 14 indicações para a categoria, o diretor de fotografia Roger Deakins recebeu a segunda estatueta por 1917. Embora tenha sido indicado quase todos os anos desde 1995, Deakins só recebeu o primeiro prêmio em 2018, por “Blade Runner 2049”.

Melhores efeitos visuais

1917

O terceiro prêmio de “1917” foi para Guillaume Rocheron, Greg Butler e Dominic Tuohy, os responsáveis pelos efeitos visuais do filme.

Cabelo e maquiagem

O Escândalo

Com três indicações na noite, esse foi o único prêmio para “O Escândalo”, longa protagonizado por Charlize Theron, Margot Robbie e Nicole Kidman e que conta a história das denúncias de assédio contra Roger Ailes, ex-chefe do canal Fox News. Kazu Hiro, Anne Morgan e Vivian Baker receberam a estatueta pela maquiagem do filme, que foi muito elogiada – especialmente a semelhança de Theron com Megyn Kelly, jornalista e antiga âncora da Fox.

Melhor filme estrangeiro

Parasita

O segundo prêmio da noite para “Parasita” era um dos mais esperados. O longa é o primeiro sul-coreano a vencer a categoria, fazendo assim história na premiação.

Melhor trilha sonora original

Coringa

Responsável pela trilha sonora de “Coringa”, a musicista Hildur Guðnadóttir se destacou nas premiações e também recebeu um Globo de Ouro e um Bafta pelo seu trabalho.

Melhor canção original

“(I’m Gonna) Love Me Again” – Rocketman

Com a única indicação da premiação, a cinebiografia musical de Elton John recebeu a estatueta por melhor música original. John subiu ao palco com Bernie Taupin, seu parceiro musical de longa data, para receber o prêmio.

Melhor diretor

Bong Joon Ho – “Parasita”

O terceiro prêmio da noite para “Parasita” também fez história: Bong Joon Ho agora é o primeiro diretor coreano a ser premiado na categoria. Em seu discurso, ele elogiou a mudança de perspectiva dos organizadores do prêmio e declarou que a categoria é, de agora em diante, internacional.

Melhor ator

Joaquin Phoenix

Recebendo sua primeira estatueta após 4 indicações, Joaquin Phoenix é o segundo ator a levar um dos principais prêmios da noite por interpretar Coringa – em 2009, Heath Ledger recebeu o prêmio de ator coadjuvante pela sua interpretação do personagem em “Batman: O Cavaleiro das Trevas”.

Melhor atriz

Renée Zellweger

Com um retorno triunfal para os cinemas, Renée Zellweger recebeu sua segunda estatueta na categoria pelo papel de Judy Garland, a estrela de “O Mágico de Oz”, no filme “Judy”.

Melhor filme

Parasita

Fazendo história no Oscar, o filme de Bong Joon Ho que apresenta um retrato duro sobre as relações sociais no capitalismo é o primeiro filme estrangeiro a vencer a categoria principal da noite, fechando o evento com 4 estatuetas e se tornando o maior vencedor da edição. Confira abaixo uma análise do grande destaque da noite. 

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.