07/02/2020 às 16h08min - Atualizada em 07/02/2020 às 16h08min

Confira dicas para economizar nas tarefas e nos reparos de casa

Com cuidado e atenção, é possível poupar um bom dinheiro

- Foto: Reprodução / Internet

Em tempos de crise, sempre é bom economizar. Uma das formas de reduzir os custos de manutenção de uma casa é colocar a mão na massa, realizando tarefas e serviços que em geral são executadas por profissionais especializados.

Com cuidado e atenção, aliados a ferramentas e produtos adequados, é possível poupar um bom dinheiro. Mas, antes de arregaçar as mangas e sair fazendo estripulias pela casa, tome cuidado para evitar acidentes, utilize equipamentos de proteção, como óculos e luvas, além de tomar cuidado com uso de equipamentos elétricos. Também programe um tempo para a execução das tarefas para que você possa realizar o que precisa ser feito da melhor forma possível e sem acidentes. Agora, mãos à obra!

Limpeza de tapetes

Caso haja alguma mancha, utilize um produto para limpar carpetes da sua preferência e uma lavadora de alta pressão usada para a limpeza. Primeiro, pendure-o na posição vertical, sobre um muro, uma cerca ou mesmo um fio de alta resistência, capaz de suportar o peso do objeto molhado. Depois, acione a lavadora, fazendo com que o jato percorra toda a superfície do tapete. Pronto. Agora é só ter paciência para deixar a água escorrer e o tapete secar.  

Limpeza de colchões e estofados

Recomenda-se que a limpeza do colchão de seis em seis meses. Para realizar uma limpeza a seco, pode-se aplicar produtos especiais como o álcool perfumado e, em seguida, utilizar um aspirador de pó. O equipamento também é ideal para limpeza de estofados, como sofás poltronas e cadeiras, além de carpetes e tapetes de lã pura, sintéticos, nylon, fibra de planta, cobertores de lã tricotada e cobertores de lã compridos e curtos.

Instalação de chuveiro

Antes de mais nada, desligue a energia ou o disjuntor do banheiro e feche o registro de água. Em geral, a substituição de um chuveiro é simples, uma vez que os canos e as conexões elétricas são padronizados – o encanamento e os fios usados no chuveiro antigo serão os mesmos aos quais o novo chuveiro deverá ser conectado. Assim, os passos essenciais são estes: desconecte os fios; desenrosque o chuveiro da parede; passe fita veda-rosca na ponta do cano do novo chuveiro, instale-o (enroscando-o no cano da parede) no lugar do antigo; ligue os fios; cubra as emendas com fita isolante. Em caso de dúvidas, recomenda-se a leitura do manual de instruções do produto. Feitas as conexões, antes de religar a energia, abra o registro de água para que o chuveiro não esteja vazio quando ligado à luz – se for ligado sem água, ele provavelmente irá queimar.

Desentupimento de pias

Muitas vezes, o entupimento tem causas mais simples do que se costuma imaginar. Em boa parte dos casos, o agente causador está poucos centímetros abaixo da pia. Para desentupir, comece desrosqueando o copo do sifão, localizado abaixo da pia. Se houver algum objeto ou acúmulo de resíduos obstruindo a saída da água, basta retirá-lo, limpar o encanamento e recolocá-lo de volta no local. Em casos mais graves, a origem do entupimento pode estar na caixa de gordura. Nessas situações, recomenda-se a aplicação de produtos específicos, como limpa caixa de gordura Ecoville.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.