31/01/2020 às 16h43min - Atualizada em 31/01/2020 às 16h43min

Por que os estudantes devem priorizar o sono na época do vestibular?

Pensar “só mais um texto e já vou dormir”, pode não ser a melhor opção

- Fotos: Divulgação

Todos sabemos que estudar é um fator essencial para se ter um bom desempenho no vestibular, porém tão importante quanto estudar são os bons  hábitos praticados pelos estudantes. Participar de uma boa instituição de ensino, que ofereça o conhecimento e suporte para os estudos vai ajudar o aluno a aprender o que ele precisa para passar na prova, mas é preciso aliar isso a bons costumes para que o conhecimento seja assimilado de forma mais eficaz. 

E um dos hábitos mais controversos adotados pelos alunos é a privação de sono. No período de provas é normal os estudantes ficarem a madrugada toda em cima de um livro ou apostila com o objetivo de aproveitar cada minuto do dia para aprender um pouco mais. Mas pensar “só mais um texto e já vou dormir”, pode não ser a melhor opção.

Uma boa noite de descanso pode trazer inúmeros benefícios à saúde do corpo e da mente, pois é nesse momento que diversas atividades metabólicas acontecem. Passamos cerca de um terço da vida dormindo, e engana-se quem acredita que isso é um desperdício de tempo: memória, aprendizagem, concentração, humor, criatividade e diversas áreas cognitivas são afetadas diretamente pela qualidade do sono.

A consultora do sono da  Duoflex (referência mundial em tecnologia do sono), Renata Federighi, dá dicas de como tornar o repouso um aliado na tão temida época de Enem e vestibulares,  confira:

 

Desconecte-se dos eletrônicos  

Quem não costuma dar aquela olhadinha rápida nas redes sociais na hora de se deitar? Apesar de parecer um hábito inofensivo, essa é uma das principais causas que dificultam o adormecer. A “luz azul”emitida pelos aparelhos eletrônicos atrapalha na produção de melatonina, hormônio responsável por ajustar nosso relógio biológico. “O ideal é desligá-los durante toda a noite” pontua a especialista da Duoflex.

Silêncio e a baixa luminosidade

Adormecer com barulho nem sempre é fácil, principalmente para quem tem sono leve. Por isso, é ideal que se crie um ambiente quieto e tranquilo na hora do merecido descanso. Como nem sempre isso é possível, ainda mais para quem mora em centros urbanos, uma boa dica são os tampões de ouvido, que ajudam a vetar ruídos externos. Já a luz influência diretamente na produção da melatonina, o hormônio que avisa o corpo que está na hora de dormir. Ambientes claros, prejudicam a indução ao sono.

Comer bem para dormir bem

“Nem dormir de ‘barriga cheia’, nem ir para a cama de ‘estômago vazio’.  O ideal é ter uma alimentação leve e em horários regulares, e em até 2 horas antes de se deitar, para que a digestão seja feita de forma antecipada ao sono”, comenta a consultora. Bebidas alcoólicas, café e açúcar em excesso também devem ser evitados durante a noite.

Conforto é essencial na hora de repor as energias

A aquisição de um bom colchão e travesseiro também são fundamentais para uma boa noite de sono e ajudam a evitar dores no corpo. “Cada biotipo e postura exige um modelo diferente. Use um travesseiro que ofereça conforto, sustentação para a cabeça e que alinhe a coluna. Ao se deitar, se perceber que o pescoço ficou inclinado para cima ou para baixo, escolha outro modelo”, aconselha a profissional.

Mantenha um padrão

A rotina para dormir é uma verdadeira parceira e regula o relógio biológico do aluno. Não há necessariamente uma hora ideal para ir para a cama, mas é importante ter em média 8 horas diárias de sono. Logo, é necessário que o descanso e os estudos estejam em equilíbrio, a dupla nota 10 para se alcançar as metas.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.