26/01/2020 às 17h31min - Atualizada em 26/01/2020 às 18h42min

Postos de Saúde de Mairinque passam por readequação para cadastramento de pacientes

A medida faz parte do Programa Previne Brasil

- Foto: Divulgação

A Prefeitura de Mairinque, por meio da Secretaria de Saúde e do Departamento de Tecnologia da Informação, iniciou neste mês o processo de adequação dos Postos de Saúde do município, que passarão a fazer o cadastro dos pacientes, abastecendo um banco de dados nacional.


Essa medida faz parte do Programa Previne Brasil, do Ministério da Saúde, que passará a controlar a distribuição dos repasses da pasta aos serviços de Atenção Primária à Saúde, conforme o número de serviços prestados e de pacientes cadastrados.


Dessa forma, a partir de agora, os profissionais que atuam no atendimento dos Postos farão o registro de procedimentos como aferição de pressão, aplicação de vacinas, consultas e exames, informando o CPF ou o número do Cartão SUS do paciente no sistema do Ministério. Isso possibilitará maior controle do Governo Federal, uma vez que serão lançadas quantas pessoas estão procurando o SUS no município.


De acordo com a Secretária de Saúde, Hozana Marcelino, essa é uma adequação que ocorrerá de maneira gradativa, mas que será feita pensando na integração dos funcionários dos Postos de Saúde ao sistema de cadastro. “Essa é uma determinação do Ministério, que está alterando o método para o repasse de verbas federais aos municípios. Por isso, nossa maior preocupação é capacitar os profissionais nos Postos, para que, já neste ano, estejamos atendendo como manda o Programa”.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.