20/01/2020 às 21h20min - Atualizada em 20/01/2020 às 21h20min

Micose na pele: como evitar e diagnosticar

Assessoria de Imprensa Foto: Divulgação

De certo, as micoses são coisas extremamente desagradáveis e completamente evitáveis. Entretanto, no verão, com o aumento das temperaturas e da umidade, essas infecções causadas pelos fungos acabam por nos atingir com mais frequência e facilidade.

 

Por causarem manchas e facilmente se espalharem pelo corpo, as micoses devem ser batalhadas e tratadas rapidamente, a fim de fazer a cura a mais fácil possível, tanto para o paciente, que passa por um desgaste, quanto para o corpo, que tem de lidar com o fungo infeccioso.

 

Por isso, reunimos aqui neste texto algumas dicas para que você consiga evitar ao máximo ser infectado por uma micose, e, caso seja acometido pela condição, como é possível identificar se realmente se trata de uma micose na pele.

Evitando contrair micoses na pele

Abaixo listamos alguns dos principais cuidados que podem lhe previnir de contrair micoses:

Use seu próprio material em manicures

 

Principalmente manicures que você não necessariamente conhece o funcionamento. Alicates, lixas e palitos de unha são vetores para as micoses, e todo o cuidado deve ser tomado quando utilizando esse equipamento de forma compartilhada;

Evite roupas quentes

No verão, as roupas são conhecidamente mais leves e dotadas de menos panos sintéticos. Isso, não somente é bom para o bem-estar, quanto ideal para a prevenção de micoses, já que os tecidos sintéticos e quentes não absorvem o suor e prejudicam a transpiração da pele;

Seque bem as dobras do corpo

 

Axilas, dedos dos pés e das mãos, assim como as dobras do joelho e do cotovelo – enxugar essas áreas evita o acúmulo de umidade por um tempo desnecessário, ajudando a prevenir o desenvolvimento de micoses;

Uso de calçados abertos

 

Quer sejam as sandálias ou os chinelos, esses calçados que são abertos, ajudam os pés a respirarem e liberarem a umidade livremente. Isso é ideal para prevenir micoses;

Não compartilhar itens pessoais

 

E por itens pessoais dizemos tanto roupas, escovas de cabelo, toalhas e assim por diante. Tudo o que entra em contato com seu corpo e pode acumular suor, é um vetor para micose;

Não enclausurar partes do corpo

 

Quanto menos tempo passar usando bonés, luvas, sapatos fechados, calças jeans e assim por diante, mais oportunidades o corpo tem de respirar e liberar a umidade. Isso ajuda bastante no evitar das micoses!

 

Esses 6 pontos são os principais e que podem te ajudar bastante na prevenção à micose na pele. Aplicando eles durante todo o ano, mas principalmente nos períodos de maior umidade e calor de sua região, as micoses podem ser mais facilmente evitadas.

 

Mas, caso não tenha aplicado essas dicas, ou mesmo aplicando, tenha vindo a contrair uma micose (ou, está suspeitando que as manchas e coceiras significam que contraiu tal condição), confira abaixo como saber se realmente está com micose!

Identificando a micose

As micoses superficiais podem causar diversos sintomas, principalmente porque vêm em diversas formas. Os principais sintomas que são associados com a micose na pele são:

 

Aparecimento de manchas mais claras ou mais escuras na pele; Descamação no local atingido pelo fungo; Coceira na região; Maior vermelhidão e irritabilidade da pele; Aparência de pele escamosa; Descolamento da unha; Entre outros sintomas específicos da doença.

 

Como deu para notar, os sintomas são vários, e podem vir acompanhados de uns e outros, ou mesmo isolados, a depender do tipo de micose que foi contraída.

 

Para ter certeza de qual micose especificamente foi contraída, ir a uma consulta com um médico especialista é necessário. Afinal de contas, essa é a única forma de conseguir o real aconselhamento para o tratamento.

 

Estes tratamentos costumam envolver a aplicação de cremes antifúngicos, ou mesmo, em casos específicos, medicamentos de via oral. Cada tipo de infecção leva um tempo específico para ser tratado, e precisa de um acompanhamento especializado para que seja bem sucedido e não traga consequências negativas.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.