17/01/2020 às 15h03min - Atualizada em 17/01/2020 às 16h03min

Volta às aulas: Check-list para deixar tudo em ordem antes de retomar a rotina

Preparação para a volta as aulas

- Fotos: Reprodução / internet
Fonte: Revista Crescer

E então passaram Natal, Ano Novo, as férias estão voando e... – nossa! – recomeça a correria para a preparação do retorno à rotina letiva. Além das resoluções práticas, a família ainda precisa lidar com uma certa ansiedade de mudança no cotidiano, que algumas vezes inclui até uma escola nova.

Calma! Aqui há várias ideias para que esse período seja o mais tranquilo possível, e você e o seu filho curtam essa etapa com boas energias para 2020! “A volta às aulas gera expectativa e algum tipo de ansiedade, e retornar à escola no início do ano mobiliza toda a família!”, diz a orientadora educacional Licia Breim Tavares Pedrosa.

A parte boa, segundo ela, é que, nessa fase, as crianças estão com saudades da escola, dos colegas, professores e espaços de convivência, querem compartilhar suas férias, as novidades e se mostram animadas. Então, a principal dica para a organização pré-retorno é deixar as crianças se sentirem parte desse processo. “Estar próximo do filho nessas ações que, aparentemente, parecem corriqueiras, gera maior autoconfiança, tanto para as crianças quanto para os adultos”, diz Licia. Vamos lá?

CONTAGEM REGRESSIVA

CRESCER garimpou as melhores dicas da personal organizer Fabiana Silva Bartolli (SP), que ocupa sua vida orientando famílias para um dia a dia mais tranquilo. Ela ainda é psicopedagoga e mãe dos gêmeos Murilo e Henrique, 9 anos, e da recém-chegada Maria Clara. Quem também dá toques certeiros é a professora de música cheia de experiência de “mãe-pré-volta-às-aulas” Cris Attab, por causa da sua rotina com os filhos Gael, 11 anos, Mia, 8, e Ian, 4. Tome nota!

3 SEMANAS ANTES

Hora de avaliar o calendário escolar e já se atentar às principais datas, como reuniões de pais e também entrega de itens solicitados pela escola.

Lista de material:

Para a escola

Mochila e lancheira, por exemplo, são os primeiros tópicos da lista para resolver. Os demais itens variam de escola para escola. Para poucos ou muitos itens, quanto antes programar para comprar, melhor. Os locais de venda ficam cheios e o atendimento é até comprometido com o excesso de movimentação.

Para ficar em casa

É sempre bom ter um kit com lápis preto e colorido, borracha, régua, cola... para as lições que vierem da escola. Assim, vocês evitam tirar os itens da mochila e esquecer de devolvê-los depois.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.