17/01/2020 às 14h28min - Atualizada em 17/01/2020 às 17h40min

Paciente mobiliza Helicóptero Águia em São Roque para receber doação de órgão

O fato ocorreu nesta sexta-feira (17), após morador de Itapeva pedir ajuda à PM

- Foto: Divulgação / Polícia Militar
Fonte: Portal G1

Um morador de Itapeva que necessita de um transplante de fígado conseguiu uma doação do órgão nesta sexta-feira (17), mas para que fosse possível a realização da cirurgia, Paulo Brandão Machado precisou contar com o apoio da Polícia Militar, que o encontrou no Aeroporto Catarina, em São Roque, para transportá-lo de helicóptero até São Paulo.

De acordo com o paciente, que é médico ortopedista, ele é o primeiro da fila para receber um fígado e foi informado por um hospital de São Paulo, pela manhã, que havia um doador. Entretanto, como ele reside a cerca de 300 quilômetros da cidade de São Paulo, precisou da ajuda do Helicóptero Águia, da PM, para conseguir concluir a viagem, que de carro dura cerca de quatro horas.

Paulo Brandão conta que recebeu a ligação às 07h50 e logo saiu em direção ao Hospital de Transplantes Euryclides de Jesus Zerbini. Segundo o paciente, ele precisaria chegar no local por volta das 11h e, caso não conseguisse, o órgão seria repassado a outra pessoa que necessita do transplante e ele voltaria para o final da fila.

A Polícia Militar foi informada da urgência de Paulo e agilizou seu transporte com a aeronave. O Águia pousou pouco antes de 11h30 no Aeroporto Catarina, às margens da Castello Branco, em São Roque, onde se encontrou com o paciente e voou até a capital paulista. De acordo com a PM, o trajeto até o hospital dura cerca de 15 minutos.

Durante o voo à capital, Paulo conversou com a equipe da TV TEM e G1 e contou que viajava de carro, mas ao perceber que não chegaria a tempo da cirurgia, pediu ajuda à Polícia Militar. Aos 68 anos, ele esclareceu que o transplante de fígado é necessário por conta de cirrose. Em parte do trajeto feito de automóvel, o paciente foi escoltado por uma viatura da PM. Confira o vídeo do caso abaixo. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.