15/01/2020 às 09h45min - Atualizada em 17/01/2020 às 16h35min

A importância dos retrovisores e como ajustá-los corretamente

Confira algumas dicas para regular este acessório

da Redação Foto: divulgação

O princípio primordial ao se conduzir um veículo, é que este seja feito em segurança, a sua e das outras pessoas. Ao dirigir no trânsito, é preciso ter atenção a todos os detalhes que estão em volta: placas de sinalização, semáforos, faixa de pedestres, corredor de moto, etc. Como não é possível controlar o que acontece ao seu redor, todos estão sujeitos a situações inesperadas, que podem causar acidentes, danificando o veículo e podendo até machucar pessoas. Sendo assim, é de extrema importância que a condução seja feita com segurança e atenção.

Um acessório dos veículos em geral que auxilia na observação das vias, é o retrovisor. O conjunto de retrovisores auxiliam no campo de visão, possibilitando que o condutor veja o que há atrás e nas laterais, sem precisar desviar sua atenção da frente do veículo ou girar a sua cabeça, perdendo o foco.

O automóvel é composto por três retrovisores: dianteiro natural, que é da janela principal, e periféricos, que são das janelas laterais e os campos que precisam dos retrovisores para passar visibilidade de pontos cegos. Diante disso fica evidente a importância dos retrovisores, sem eles fica praticamente impossível fazer algumas ações, por exemplo: mudar de faixa com segurança, dar a ré ou estacionar em uma vaga, principalmente para as pessoas que não sabem como fazer uma baliza.

Sendo assim, daremos algumas dicas para que a regularem deste acessório, que é tão importante para a segurança e boa condução do automóvel.

A primeira dica não é relacionada ao retrovisor e sim ao banco do motorista. Para uma boa regulagem dos retrovisores é se posicionar da maneira correta no banco do veículo. A forma adequada é quando você se sente confortável e a perna fica esticada ao pisar na embreagem até o fundo. Evite ficar com os joelhos muito colados ao volante. Sendo claro, os pés precisam alcançar os pedais até o fundo, as mãos ficarem de acordo com a posição correta para o volante e as costas aconchegante no banco.

Após configurar a melhor posição do banco de acordo com o seu corpo, é a vez do retrovisor interno. É importante que este passo seja feito após a regulagem do banco, pois isto interfere na posição do retrovisor. Sendo assim, o motorista deve ajustar de forma que consiga visualizar totalmente a janela traseira do automóvel.

Depois de seguido estes passos, é necessário regular os retrovisores externos, para que se tenha uma visão adequada e com o mínimo de pontos cegos possíveis. É importante verificar que conseguiu alguns metros de visibilidade das laterais e traseira do veículo. É importante se atentar que, no retrovisor do passageiro, apenas uma ponta da roda deve aparecer, servindo como ponto de referência, e o restante deve ser a via.

O retrovisor é um acessório importante, mas que pode ser danificado com frequência e facilidade, principalmente os externos. É comum que algum veículo passe perto e acabe estragando este acessório, já que ele está mais exposto que outros acessórios. É possível adquirir novos em lojas físicas ou online, como no site www.pecasauto24.pt que vende acessórios e peças de qualidade e confiança.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.