14/01/2020 às 15h08min - Atualizada em 14/01/2020 às 16h26min

OS diz que Prefeitura de Ibiúna deve cerca de R$ 2 milhões em repasses a hospital municipal

Prefeitura diz que OS tem recebido repasses

- Fotos: Reprodução / Ibiúna Notícias
Da Redação: Rafael Barbosa

A Organização Social Mãos Amigas, emitiu uma nota dando explicações sobre a recente paralisação do hospital municipal de Ibiúna, administrada pela OS, que afirma que a prefeitura municipal estaria devendo cerca de R$ 2 milhões em repasses. O hospital fechou suas portas no final da tarde de segunda-feira devido ao abandono das funções por parte da organização social, segundo informações da prefeitura e de vereadores da cidade.

Segundo a nota da Mãos Amigas, assinada pelo Diretor Presidente da OS, João Marco Pires Correa, a prestadora de serviços tem tentado solucionar o desequilíbrio econômico-financeiro encontrado desde o início da execução do contrato de gestão, entretanto a falta de repasses por parte do governo municipal tem dificultado este trabalho.

“Noticiamos que, até o presente momento, o Município de Ibiúna apenas repassou aproximadamente 14% no mês de novembro de 2019, 45% no mês de dezembro de 2019 e 14% no mês de janeiro de 2020 dos valores mensais contratados, de modo que, o valor da dívida atual do município junto a esta Organização Social perfaz a importância de aproximadamente dois milhões de reais”, afirmou a OS.

Deste modo, a insuficiência de recursos passados à OS implica diretamente na continuidade da execução dos trabalhos no hospital, já que a falta de recursos impacta não apenas no pagamento de médicos e funcionários, mas também no acerto pendente com fornecedores que viabilizam os diversos materiais e medicamentos utilizados pelo hospital.

A nota informa que espera providências por parte do governo municipal e que o departamento jurídico da OS estuda a possibilidade de tomar as medidas judiciais cabíveis contra seus autores.

“Aguardamos as providências devidas por parte da Secretaria Municipal de Saúde para que possamos regularizar os pagamentos de médicos, funcionários e fornecedores e normalizar os serviços de saúde prestados nas unidades englobadas no contrato de gestão pactuado entre esta Organização Social e o Município de Ibiúna/SP. Confira abaixo a nota de esclarecimento na íntegra.

Prefeitura de Ibiúna fala sobre o caso

O Jornal da Economia questionou a Prefeitura Municipal sobre os repasses ao hospital e as providências sobre a saúde municipal. Em resposta, o governo municipal informou que o atendimento foi interrompido no fim da tarde de início da noite de segunda-feira, reiterando que a “Organização Social 'Mãos Amigas', abandonou a prestação de serviços – fato que gerou todo enorme transtorno aos munícipes”.

“Cabe destacar que a mencionada Organização Social não tem ficado sem receber por parte da Administração Municipal, o que aumenta a estranheza e indignação diante da postura adotada por seus responsáveis. Por conta disso, a Prefeitura deverá tomar medidas judiciais cabíveis em relação ao ocorrido”, diz a prefeitura.

O governo ibiunense ainda afirma que durante o período em que o Hospital ficou sem médicos, foi emitido alerta regional de forma que alguns pacientes foram levados a cidades como Piedade e Cotia, onde receberam atendimento, e que ainda na noite de segunda-feira (13), o Município conseguiu três médicos para voltar a atender a população.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.