12/01/2020 às 16h00min - Atualizada em 10/01/2020 às 16h00min

Animais albinos: saiba como cuidar de pets com a variação genética

- Foto: Divulgação
Blog Petz

Talvez por não serem vistos com tanta frequência, os animais albinos geram grande fascínio em muita gente. Há relatos e reportagens de tigres, leões, cangurus e até répteis albinos encontrados na natureza, porém o albinismo em animais domésticos também pode acontecer, principalmente em gatos e cachorros.

Albinismo em cães e gatos: uma questão genética!

A gente costuma aprender sobre albinismo nas aulas de ciência, na época da escola. Considerado uma condição genética, o albinismo ocorre quando o organismo não consegue produzir melanina.

A melanina, por sua vez, é uma proteína escura, que é responsável por dar cor à pele, aos cabelos, aos pelos e aos olhos, além de funcionar como um agente protetor contra os raios ultravioleta.

De acordo com o médico-veterinário da Petz, Dr. Ítalo Cássio Silva de Oliveira, a incapacidade de produzir melanina não é uma condição muito comum tanto em cachorro quanto em gato. Pelo menos, não de forma natural.

Como reconhecer animais albinos?

Dependendo da espécie, é fácil reconhecer o albinismo animal. É o caso, por exemplo, de girafas, cangurus, leões, tartarugas e crocodilos. Afinal, esses são animais que apresentam cores específicas.

Mas como avaliar o albinismo em cães e gatos que podem ter a pelagem de diversas cores, incluindo o branco?

Nesse caso, para não precisar recorrer a um teste genético, a dica para identificar animais com albinismo é observar a tonalidade da pele, dos olhos, do focinho e até dos coxins (almofadinhas das patas).

Isso porque a falta de melanina não afeta somente os pelos, como já comentamos. Ela também faz com que outras partes do corpo tenham menos pigmentação.

Cuidados especiais com animais albinos

Gatos e cães albinos precisam de alguns cuidados especiais:

1. Tenha muito cuidado com o sol

Justamente pela falta de melanina, que ajuda a proteger o organismo dos raios ultravioleta, gatos e cachorros albinos estão mais sujeitos a desenvolver queimaduras e câncer de pele.

Sendo assim, o ideal é aplicar filtro solar neles todos os dias, mesmo quando estiverem em casa. Além disso, nunca passeie com o pet nos horários de muito sol (entre 10h e 16h).

2. Atenção também à claridade!

Também em razão da falta de melanina, os olhos dos animais albinos são muito sensíveis. Essa é outra razão para mantê-los abrigados nos horários mais ensolarados. No entanto, é preciso, ainda, ficar atento à claridade do ambiente, que deve ter menor taxa de iluminação.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.