07/01/2020 às 16h32min - Atualizada em 07/01/2020 às 17h52min

Mãe se assusta ao encontrar escorpião dentro de casa em São Roque

Proliferações de animais peçonhentos é maior nesta época do ano

- Fotos: Divulgação
Da Redação: Rafael Barbosa

Uma mãe ficou assustada ao perceber que seu filho havia encontrado um escorpião dentro da própria casa, na tarde desta segunda-feira (06), em São Roque. Andrea Zamboni vive no bairro Jardim Flórida e contou a esta reportagem que estava brincando com os filhos, que estão de férias escolares, quando um dos pequenos encontrou o animal ao ir beber água na cozinha.

“Ele voltou correndo e me disse que tinha visto um escorpião. No começo achei que era brincadeira, mas quando fui na cozinha consegui encontrá-lo e prendê-lo em um vidro. Fiquei muito assustada pois tenho duas crianças, de quatro e 10 anos e estes animais podem ser muito perigosos”, comentou a munícipe.

Segundo Andrea, após encontrar o animal ela realizou uma busca cuidadosa por mais escorpiões, porém não encontrou nenhum, embora seu vizinho tenha encontrado cinco filhotes na própria residência. A moradora de São Roque afirma que a preocupação é grande, pois os munícipes ficam sem saber se os animais vieram das próprias propriedades ou de um terreno particular desocupado que se encontra na região.

Andrea planeja levar o animal à prefeitura, em busca de orientações sobre o que fazer com o escorpião e quais medidas tomar para a segurança de sua família.

No início do ano, é comum o aparecimento de escorpiões, visto que as condições climáticas são favoráveis à proliferação destes aracnídeos. Em matéria realizada no início de 2019, o Departamento de Saúde reforçou a necessidade de toda a população redobrar os cuidados para prevenir possíveis picadas do animal, cujo aparecimento tem gerado reclamações por parte da população são-roquense ao longo do ano.

Na época, o chefe do Serviço de Controle de Zoonoses, Alexandre Silveira, disse que o papel de sua equipe é conscientizar a população, já que a participação dos moradores nesta ação preventiva é essencial nestes casos.

Alexandre também citou alguns meios de proteção bastante eficazes para as residências, além de mantê-las sempre limpas e sem qualquer tipo de material de construção acumulado nos quintais. “É importante que as pessoas possuam em suas casas rodos embaixo das portas, aquelas cobrinhas de areia, proteção nas janelas e também ralos com tampa. Tudo isso ajuda a bloquear o acesso do escorpião na parte interna do imóvel”, comentou na época.

Infelizmente São Roque não é a única cidade que tem que lidar com este problema. Em dezembro, a cidade de Mairinque divulgou orientações à população após diversos acidentes envolvendo escorpiões na cidade. As medidas de segurança podem ser conferidas abaixo, porém é importante destacar que, em casos de contato com o veneno do animal, a vítima deve procurar imediatamente um serviço médico que avaliará todas as necessidades considerando a individualidade de cada um, já que nem toda picada exige aplicação do soro antiescorpiônico.

O Jornal da Economia também questionou se o serviço de Zoonoses realizará alguma ação de conscientização ou de campo no combate à prevenção de acidentes envolvendo os animais e, neste momento, espera uma resposta.

CUIDADOS EMITIDOS POR MAIRINQUE NO FINAL DE 2019

 

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.