As tão esperadas festas de final de ano chegaram. Muitas comemorações, confraternizações, viagens, fartura de comidas e bebidas. Mas nem tudo é alegria... O exagero e a falta de informação e de cuidado podem atrapalhar esse período festivo.
Além da época de celebrações, o verão também chegou! Uma combinação muito esperada por muitos, entretanto, os exageros podem prejudicar a saúde e ninguém quer perder estes dias por conta de um mal-estar ou desconforto, não é mesmo? Pensando nisso, o time de especialistas do Centro Médico São José (CMSJ) de Cerquilho (SP) separou dicas valiosas, que podem ajudar muito nesta época do ano.
Cuidado com os calçados
Seja na praia, na chácara ou, até mesmo, em casa, ninguém espera começar o Ano Novo com dor nos joelhos ou nos pés. Para não sofrer desconforto por lesionar-se utilizando um calçado inadequado, Dr. Mauricio Mod, médico ortopedista e responsável técnico do CMSJ, orienta sobre o sapato ideal para cada tipo de ocasião. “A mulher tem tendência a usar salto alto, principalmente, nas festas de final de ano. Entretanto, utilizar esse tipo de calçado sem ter costume, sem o condicionamento físico ideal e combinando isso tudo com as festas e os brindes, o número de lesões aumenta muito. É possível escolher um sapato adequado, sem deixar de lado a elegância. A recomendação é o uso de sapatos com saltos mais baixos e estáveis. Já, para aqueles que vão festejar na praia, o ideal são as sandálias sem salto e os chinelos”, recomenda o especialista.
Alimente-se bem
Com toda as comidas deliciosas disponíveis, é difícil ter controle e não comer demais. Entretanto, os exageros podem causar desconfortos e estragar as comemorações. “O cuidado com a alimentação é muito importante o ano todo, mas, nesta época, deve ser redobrado. É importante que não pule nenhuma refeição e continue ingerindo pequenas porções de alimentos várias vezes ao dia, mantendo um equilíbrio, inclusive, durante as ceias. Além disso, principalmente quem vai viajar, deve estar atento com o armazenamento dos alimentos. O risco de intoxicação alimentar é grande nesta época, ainda mais em praias, por isto é ideal evitar maionese e frituras e priorizar as frutas”, recomenda Dr. Ernesto Carlos Silva, médico gastroenterologista do CMSJ.
Use filtro solar
Os cuidados com a pele não podem tirar férias! Com o início da época mais quente do ano, o verão e sua combinação com as festas, é muito importante o uso constante do filtro solar. “Esta estação é quando temos as temperaturas mais elevadas e, também, a época em que as pessoas deixam seus corpos mais expostos, devido à ida a praias e piscinas. Assim, é muito importante se lembrar do uso do protetor solar regularmente. O esquecimento pode ocasionar queimaduras, insolação, manchas na pele, sem falar nos riscos de câncer de pele”, alerta Dra. Bruna Barros, médica dermatologista do CMSJ.
Não deixe as crianças sozinhas
Crianças são muito curiosas, estão na fase de aprendizagem em que tudo é novo e possível. Mas, o risco é que elas não têm noção do perigo. O pediatra do CMSJ, Dr. Luís Fernando Rubinato, fala sobre os cuidados indispensáveis com os pequenos em mares e piscinas. “É necessário sempre estar atento, mesmo que a criança saiba nadar. Existem vários fatores que devem ser levados em consideração quando o assunto é água. Nunca se deve deixar as crianças sozinhas! Em piscinas, antes de deixar a criança entrar, deve ser certificada a segurança dos ralos, que devem estar protegidos. Já, no mar, rio, represa ou lago deve-se ficar atento quanto ao nível da água e a força da maré”, comenta o especialista.
Cuide também da saúde mental
O final do ano traz muitas comemorações, alegria e união. Mas, também, pode ser tempo de tristeza e frustação para muita gente que perdeu pessoas próximas, está distante ou passa por dificuldades. “Algumas pessoas associam esse período festivo com perdas de entes queridos, o que pode gerar tristeza e angustia. Tem também a frustração de não cumprir as metas que colocou no início do ano. É importante lembrar que as metas são importantes, mas devemos colocar apenas o que somos capazes de cumprir, não algo impossível. E também ter em mente que está tudo bem em não conseguir fazer tudo. Imprevistos acontecem e temos que lidar com diversos problemas ao longo do ano. O que se deve fazer é seguir em frente e não se cobrar tanto, para não se frustrar. Ademais, é só manter a calma e aproveitar esses momentos com quem te faz bem”, diz Dra. Ana Paula Ribeiro, médica psiquiatra do CMSJ.