22/12/2019 às 08h30min - Atualizada em 20/12/2019 às 16h42min

Últimos dias de cadastramento biométrico geram enormes filas em Cartório Eleitoral de São Roque

Grande quantidade de pessoas deixou o procedimento para a última hora

- Da Redação: Rafael Barbosa
Foto: Rafael Barbosa

Os últimos dias para o cadastro biométrico foram marcados por grandes filas no Cartório Eleitoral de São Roque (Zona 131), responsável pelo município e também as cidades de Mairinque, Araçariguama e Alumínio. As cidades fazem parte dos 479 municípios paulistas, onde a biometria é obrigatória, ou seja, os munícipes que não realizaram sua biometria até o dia 19 de dezembro tiveram seus títulos de eleitor cancelados.

Apesar da extensa divulgação sobre a importância da biometria e dos diversos plantões realizados pelo Cartório Eleitoral de São Roque e cidades vizinhas, infelizmente uma grande quantidade de pessoas deixou o procedimento para a última hora, correndo o risco de não conseguir realizar o processo. Os últimos dados divulgados sobre o cadastramento informavam que cerca de 30 mil eleitores da área abrangida pelo Cartório ainda não tinham realizado o cadastramento, sendo que deste número 14 mil eram de São Roque.

O resultado foi a formação de grandes filas na Rua Rui Barbosa, onde se localiza o Cartório Eleitoral de São Roque e que se estendia até a Alameda Alfredo Salvetti. No dia 18 de dezembro, quando o Jornal da Economia esteve no local para uma transmissão ao vivo, a fila de espera chegava há três horas e infelizmente algumas pessoas tiveram que ser dispensadas, pois não poderiam ser atendidas no dia, às vezes perdendo a última oportunidade de realizar o cadastramento antes do dia 19.

E se não fiz o cadastro?

Quem não conseguiu realizar o cadastro até o dia 19 de dezembro teve seu título cancelado. Estas pessoas passam a ficar com pendência com a Justiça Eleitoral, o que não apenas as impedem de votar nas próximas eleições, mas também pode trazer outras complicações relativas a movimentações como colações em faculdade, viagens internacionais, benefícios sociais, entrada na aposentadoria, além de poder trazer problemas com o CPF que já pode gerar outros problemas, como a regularização de contas bancárias.

Entretanto a pessoa pode reativar seu título de eleitor e regularizar sua quitação eleitoral, realizando seu cadastro biométrico até maio de 2020. Para isso, basta acessar o portal do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (http://www.tre-sp.jus.br), clicar na aba “Eleitor e Eleições” e em seguida na aba “Agendamento”.

O cadastro é simples e requer apenas o número do seu título de eleitor. Caso não tenha ou não lembre, basta preencher alguns dados básicos.

No dia agendado compareça ao seu cartório eleitoral, levando um comprovante de endereço em nome do eleitor e um dos seguintes documentos: RG original, Carteira de Trabalho e Previdência Social, carteira profissional emitida por órgão criado por lei federal (OAB, CRM, CREA, etc), certidão de nascimento, certidão de casamento, título de eleitor, Carteira Nacional de Habilitação - CNH (não válida para primeiro título ou passaporte, desde que contenha filiação).

O cadastramento biométrico será feito e não haverá multa relativa ao atraso do cadastro, colocando a pessoa novamente em ordem com a Justiça Eleitoral, tendo o número do título reativado e a pessoa estará apta a votar nas próximas eleições.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.