10/12/2019 às 23h28min - Atualizada em 11/12/2019 às 00h35min

Exemplar raro de trem é vandalizado em Mairinque

Reprodução: Trolebus por Rodrigo Lopes

Um raro exemplar da memória ferroviária do Estado de São Paulo, foi queimado em Mairinque, em área operacional da Rumo Logística na noite do último sábado (07/12/2019).

 

Fabricado no ano de 1952 em Aço Carbono, ganhou a identificação original de A-302 pela extinta Estrada de Ferro Sorocabana, operando até 2010 com a identificação “QC-4551” sob a tutela da ALL – América Latina Logística/ Rumo Logística até o ano de 2010.

Após sua desativação, o carro de passageiros que de acordo com a Sorocabana – Movimento de Preservação Ferroviária possuía “inestimável valor histórico”, foi acomodado em uma das linhas mais distantes e isoladas do pátio de Mairinque, interior de São Paulo, à mercê da própria sorte.

Diferente dos trens de passageiros convencionais que percorriam a linha tronco e adjacências da Sorocabana, o exemplar contava com mesas e cadeiras em formato de sala de reuniões, além de outros dispositivos que ao contrário de outras partes do veículo, se mantiveram intactos após o incêndio, sendo: Camas, cabines, cozinha, maçanetas de porta, lustres, puxadores de janelas, cortinas, acionadores de ventilação, lavatórios, janelas e afrescos em marcenaria, ao qual já estavam sendo valorados inclusive, como bens históricos pelo Condephaat – Conselho Estadual de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico e Arquitetônico do Estado de São Paulo.

O carro estava em tratativas para ser transportado de Mairinque até o pátio da Estação Dr. Paula Souza (Sorocaba/SP) na sede do Movimento, desde 2015, envolvendo a Rumo Logística (responsável pelo pátio e transporte) e o proprietário do bem, o DNIT – Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, tendo a celeridade do processo prejudicada por problemas patrimoniais que envolvem o trem em questão.

A Associação que funciona desde 2014, trabalha na recuperação e restauração de bens ferroviários. Atualmente, opera o Trem de Natal entre Sorocaba e Votorantim, no leito ferroviário da antiga EFEV – Estrada de Ferro Elétrica Votorantim, tracionado por uma locomotiva fabricada em 1891 pela Baldwin Locomotive Works e um carro Budd Série 500, resgatado em Bauru no ano de 2017 e restaurado pelo Movimento desde então, além de projetos culturais como o “Cine-Vagão”, que leva clássicos do cinema para a população de Votorantim semanalmente.

Em nota, a Sorocabana – Movimento de Preservação Ferroviária informa:

“Lamentamos que a concessionária Rumo, além de desviar o veículo para uma linha abandonada da Oficina de Mairinque — que encontra-se desativada e cuja vigilância deficiente coloca em risco a integridade de todo aquele complexo edificado –, tenha obstado qualquer movimentação do veículo com o intuito de impedir a ocorrência de uma tragédia anunciada como essa, ignorando repetidos alertas desta associação desde o final de 2018, os quais estão comprovados por e-mails. Ao mesmo tempo, não se responsabilizou pela segurança do veículo dentro de sua área operacional.

Entendemos que uma tragédia anunciada como esta sinceramente coloca em xeque, de nossa parte, a relevância da preservação da memória ferroviária para a sociedade em geral, bem como a seletividade dos apoios às ações que cercam este tema no País. As luzes dos Trens Iluminados de Natal deram lugar às cinzas que choramos desde sábado.“

Já a Rumo Logística informou para o Portal de Notícias G1 que “o vagão de passageiros é de propriedade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e não é arrendado para a concessionária”. Informando também que “o vagão estava devidamente estacionado no pátio ferroviário de Mairinque e que a solicitação de transferência para outro local foi encaminhada ao DNIT, mas não houve resposta”. Por fim, a Rumo Logística afirma também que “mantém vigilantes que realizam rondas periódicas, mas que é importante ressaltar que as equipes não têm poder de polícia.”

A Rumo Logística registrou boletim de ocorrência e está contribuindo com as investigações, comunicando inclusive ao DNIT sobre o fato.

A Sorocabana informou que ingressará na Justiça com Ação Civil Pública para apuração de danos e responsabilidades, tendo em vista o prejuízo de um bem valorosamente histórico e que havia sido solicitado para ser guardado, protegido e restaurado sob sua tutela desde 2015.

 

Trem antes do vandalismo

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.