03/12/2019 às 09h39min - Atualizada em 03/12/2019 às 10h40min

Prefeitura de Mairinque alerta a população sobre casos de acidentes com escorpião

Oito casos envolvendo escorpiões registrados desde o final de setembro

- Fotos: Divulgação

Devido aos 08 casos de acidentes envolvendo escorpiões no município, registrados desde o final de setembro, a Prefeitura de Mairinque alerta a população sobre os principais cuidados e procedimentos que devem ser adotados para amenizar a situação. Segundo a Chefe de Divisão de Zoonoses, Josimara Grinholli, esses aracnídeos têm maior incidência no verão, quando ocorre o aumento de temperatura e umidade, portanto é necessário que todos tenham cuidado neste período do ano.
Os escorpiões são animais peçonhentos de atividade noturna, que se escondem durante o dia em montes de entulho, tijolos, telhas, pedras, madeiras e frestas de muro, calçadas e afins. Para evitar acidentes, é preciso manter quintais, garagens, depósitos e terrenos baldios organizados (sem mato, lixo e restos de construção), vedar as soleiras de portas com frisos de borracha, colocar móveis e cortinas afastados 10 cm da parede e não deixar roupas, calçados e brinquedos no chão ou, no mínimo, examiná-los antes de utilizar.

Em casos de incidentes com o animal, é fundamental que o munícipe limpe o local da picada com água e sabão, faça compressas de água morna para aliviar as dores, procure orientação imediata no Posto de Saúde ou no Pronto Atendimento mais próximo. Cabe ressaltar que os moradores NÃO devem amarrar, aplicar qualquer tipo de substâncias, cortar, perfurar e, muito menos, fazer curativos que fechem o local do ferimento.

De acordo com Josimara, se for possível aos munícipes, é importante que durante essas ocorrências eles capturem os escorpiões para encaminhá-los à Vigilância Sanitária de Mairinque, localizada no Paço Municipal, não importando se os aracnídeos estão vivos ou mortos, já que essa ação é fundamental para identificar quais tipos estão presentes na nossa região.

O Paço Municipal está localizado à Avenida Dr. Lamartine Navarro, 514, Centro de Mairinque. Para eventuais dúvidas ou mais informações, a Vigilância Sanitária atende pelo telefone 4718-8646 ou 4718-8673.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.