02/12/2019 às 14h37min - Atualizada em 02/12/2019 às 14h37min

Saneaqua convida moradores de Mairinque para embarcar em uma nave de realidade virtual que aborda sustentabilidade

Ação gratuita na Praça Dom José Gaspar apresenta de forma educativa, interativa e lúdica temas sobre saneamento básico e preservação do meio ambiente

Para reforçar a importância dos serviços de saneamento básico, a Saneaqua, empresa responsável pelos serviços de água e esgoto de Mairinque, apresenta o projeto Nave BRK, que vai oferecer uma experiência inovadora aos moradores do município nos dias 5 e 6 de dezembro.

Os visitantes participarão de uma experiência de realidade virtual, onde será possível aprender sobre os benefícios do saneamento básico e a importância da prática de atitudes sustentáveis no dia a dia. 

O passeio pela nave se inicia ainda do lado de fora da atração (um ônibus adesivado e adaptado especialmente para a experiência), onde os visitantes são recebidos pela tripulação. Em uma tela externa, um ator conduz um jogo de verdadeiro ou falso em um diálogo com o público sobre a importância das ações sustentáveis. A conversa traz ainda dados sobre o saneamento no Brasil e na cidade de Mairinque, com o objetivo de nivelar os conhecimentos a respeito do tema e facilitar a conexão dos visitantes com a temática.

Na sequência, o grupo é acomodado em poltronas instaladas no interior da nave e todos colocam os óculos de realidade virtual. A partir desse momento é iniciado um voo por um rio, onde as pessoas se deparam com uma série de situações que estimulam reflexões sobre a geração de água; o abastecimento das cidades; a destinação ideal do esgoto; a importância da reciclagem e da preservação ambiental; os perigos do acúmulo de água parada e do descarte incorreto de resíduos; além de provocações para estimular a adoção de atitudes de consumo consciente.

No fim do primeiro dia de atividades na cidade, ocorrerá também uma exibição de cinema gratuita para toda a comunidade, com uma obra que se relaciona com os temas trabalhados no projeto.

A realização é fruto da parceria firmada entre a BRK Ambiental, empresa responsável pela administração de 70% da Saneaqua, e o Green Nation, um movimento que proporciona às pessoas experiências interativas, sensoriais e emocionais e tem como missão contribuir com mudanças positivas de atitude em relação a sustentabilidade, bem-estar, negócios e cidadania, através da arte, educação, cultura, inovação e experimentação.

“Muito se fala sobre a importância da preservação da água e da adoção de novas atitudes em relação ao planeta. A nave permite, através do engajamento emocional dos visitantes, a compreensão sobre todos estes temas e o entendimento de que somos responsáveis e interdependentes, vivemos em um só planeta e, por isso, precisamos desenvolver um novo tipo de cidadania, a cidadania planetária”, afirma Marcos Didonet, diretor do Green Nation.

A Nave BRK é uma atração livre para todas as idades, porém crianças a partir de sete anos terão um maior aproveitamento da experiência. Os visitantes serão divididos em grupos de, no máximo, 18 pessoas e a duração estimada da visita é de 17 minutos. Além disso, para garantir a acessibilidade, o ônibus tem elevador para cadeira de rodas e a experiência com os óculos de realidade virtual conta com audiodescrição e tradução em libras.

 

 

Serviço:

Local: Praça Dom José Gaspar

Quando: dias 05 e 06 de dezembro

Horários: das 9h às 12h e das 14h às 17h

Cinema: dia 05 de dezembro, a partir das 19h30


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.