01/12/2019 às 16h48min - Atualizada em 01/12/2019 às 16h48min

Mairinque celebra aniversário de 21 anos da APA Itupararanga

O evento foi realizado às margens da Represa

- Foto: Divulgação

O Departamento de Meio Ambiente e Agricultura de Mairinque realizou na segunda-feira (25) uma roda de conversa com os estudantes do 9º ano da Escola Municipal Prof. Horácio Ribeiro, Bairro Setúbal, em comemoração ao aniversário de 21 anos da Área de Proteção Ambiental da Represa de Itupararanga.
O evento foi realizado na “Chakra do Coração”, localizada às margens da Represa, e contou com a presença o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Manoel Justo, do Gestor da APA Itupararanga, Waldnir Gomes, da Diretora de Meio Ambiente, Ely Yasuda, do Vereador Kioshi Hirakawa e da representante do Instituto Plena Cidadania Ildéia Maria de Souza. A Guarda Civil Municipal e o Departamento de Trânsito de Mairinque auxiliaram no deslocamento dos alunos ao local.
Para a ocasião, as autoridades presentes explicaram aos estudantes os fatores que influenciam na preservação da APA e os motivos que levaram à sua criação. E, para simbolizar a data, foi organizado com ajuda dos alunos um plantio coletivo, a fim de preservar ainda mais o meio ambiente. 
Conforme o Gestor da APA, essa ação é fundamental para apresentar às novas gerações tudo o que é feito em prol da represa, além de ressaltar a importância dela para a população. “A APA Itupararanga está presente em oito municípios da Região de Sorocaba e é o principal reservatório para o abastecimento hídrico de mais de um milhão de pessoas. Entender isso é o primeiro passo para pensar na importância que a APA tem para nós e o quanto sua preservação é essencial para a vida na nossa região”.
De acordo com o Secretário de Desenvolvimento, celebrar o aniversário da APA com os estudantes, levando-os para um local agradável e em contato com o meio ambiente, ajuda em muito na transmissão do conhecimento e no envolvimento com as causas ambientais.
“Historicamente, a humanidade se estabeleceu próxima aos locais com mais volume de água, foi assim no Estado de São Paulo e é assim na nossa região. A Represa de Itupararanga é responsável por abastecer e garantir a vida de milhares de pessoas, daí a necessidade em passarmos esses ensinamentos. Somente com a conscientização da população poderemos preservar esse importante recurso natural”, conclui Manoel.
Paralelamente à esta atividade, o Departamento de Meio Ambiente organizou uma tenda em frente à Escola Horácio Ribeiro com doação de mudas e orientação quanto ao plantio e arborização no município.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.