29/11/2019 às 16h56min - Atualizada em 29/11/2019 às 18h03min

BUSCA POR CORPO PERFEITO MOVIMENTA SEGMENTOS DE BELEZA E ESTÉTICA

Cidades turísticas, especialmente as litorâneas, como o Rio de Janeiro, estão entre os principais mercados, movimentando bilhões de reais anualmente

Assessoria de Imprensa Foto: Divulgação

A vaidade custa caro. Mas nem por isso as pessoas deixam de buscar o corpo perfeito, seja malhando em academias, se bronzeando na praia (ou artificialmente), ou recorrendo a clínicas e centros de estética, geralmente desembolsando um bom dinheiro por tratamentos e atividades.

 

Para se ter uma ideia do tamanho deste mercado, que está em plena ascensão, homens e mulheres movimentam mais de R$ 38 bilhões por ano no país, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec).

 

Este montante justifica o fato de que, nas sociedades contemporâneas, há uma crescente intensificação em busca pelo corpo perfeito, em que os indivíduos experimentam uma crescente preocupação com a imagem e a estética, independentemente da classe social ou faixa etária.

 

Entre 2010 e 2015, por exemplo, mesmo com a crise econômica no país, o número de registros de microempreendedores individuais (MEIs) nessa área de beleza e bem-estar teve um incremento de 567%, passando de 72.309 para 482.455 em janeiro de 2016, segundo dados do Sebrae.

 

Especialistas garantem que o mercado é bom o ano inteiro, do inverno ao verão, afinal os brasileiros estão cada vez mais preocupados com a aparência gerando bons negócio para todos – sejam varejistas ou até mesmo vendedores porta a porta de produtos de beleza.

 

Atualmente, boa parte dos centros de estética brasileiros está preparada para oferecer serviços de hotelaria, alimentação, atividade física orientada e serviços extras no centro terapêutico (massagens, banhos, tratamentos estéticos e terapêuticos).

 

Também são oferecidas uma gama de massagens tradicionais, como drenagem linfática, modeladora, relaxante, terapias com pedras quentes, reflexologia, reiki, shiatsu, sempre muito requisitadas. Há também os banhos desintoxicantes, desenvolvidos para auxiliar na redução de medidas (banho mediterrâneo e café com leite, por exemplo).

Harmonização facial

 

O Rio de Janeiro é uma das cidades que têm se destacado pelo crescimento da procura por determinados procedimentos, a exemplo da harmonização facial e da aplicação de ácidos hialurônicos.

 

Essas são duas febres do momento. A primeira é buscada por pessoas que desejam tornar mais harmônicas as linhas do rosto ou, no caso de quem tem mais idade, rejuvenescer. Pode englobar mais de um procedimento, dependendo da necessidade do paciente.

 

Por outro lado, pacientes mais jovens querem redefinir contornos faciais, obtendo lábios mais grossos, maçãs do rosto desenhadas, queixo maior, mais harmônico e mandíbula definida.

 

Já as aplicações dos ácidos hialurônicos se tornaram mais eficientes. Se antes duravam no máximo seis meses, agora a pele ainda permanece com cerca de 40% do produto após um ano da aplicação. Injeções de ácido hialurônico praticamente não causam inchaço e dor.

 

Entretanto, o preço ainda é alto – uma aplicação completa de ácido hialurônico na face custa em torno de R$ 20 mil, mas esse valor deve cair com a popularização da técnica.

Crescimento

 

Pesquisa da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, em parceria com o Instituto FSB Pesquisa, revela que o Brasil é o terceiro país com maior mercado consumidor de produtos e equipamentos de beleza e estética.

 

Perdemos somente para os Estados Unidos e China, que detêm 16,5% e 10,3%, respectivamente, de todo o consumo mundial nesta área.

 

Este dado chancela o fato de que os brasileiros têm ainda buscado cada vez mais por tratamentos terapêuticos – acupuntura, haihua e kenesioterapia. Principalmente as mulheres não economizam na hora de escolher procedimentos faciais, que vão desde limpeza de pele e revitalização facial a procedimentos para reverter o envelhecimento da pele, flacidez e redução de medidas.

 

A venda de produtos importados e serviços de tratamento corporal e facial também ganhando terreno, visto que têm alta lucratividade. Entre os preferidos estão drenagem pré e pós-cirúrgico, massagem relaxante, trabalhos com pedras quentes, micropigmentação de sobrancelhas e pacotes de serviços voltados para o Dia da Noiva.


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