26/11/2019 às 10h10min - Atualizada em 26/11/2019 às 15h29min

São Roque é um dos alvos de operação da PF contra fraude na merenda escolar

Operação ocorreu em 27 cidades do Estado de São Paulo

Fonte / Imagem: Portal G1

São Roque foi um dos alvos de uma ação do Ministério Público e da Polícia Federal, contra um esquema de fraude na compra de merenda escolar em prefeituras do Estado de São Paulo. A operação Cadeia Alimentar II, ocorre nesta terça-feira (26) e envolveu cerca de 240 policiais, que cumpriram 27 mandados de prisão e outros 55 de busca e apreensão em 27 cidades do estado paulista. As autoridades estiveram em São Roque para o cumprimento de 2 mandados de prisão e 3 de busca/apreensão.

Os alvos da ação são uma vereadora, ex-prefeitos, secretários e ex-secretários de governo, sedes de três prefeituras e uma Câmara Municipal, servidores, ex-servidores, empresários, lobistas e empresas. As ordens de prisão foram expedidas pela 4ª Vara da Justiça Federal de Ribeirão Preto (SP) e também foi determinado o bloqueio no valor de R$ 2 bilhões em bens dos suspeitos, que responderão pelos crimes de organização criminosa, fraude em licitações, falsidade ideológica, corrupção ativa, prevaricação e corrupção passiva. Somadas, as penas podem chegar a 28 anos de prisão.

De acordo com a Polícia Federal, as medidas executadas nesta terça-feira visam coletar elementos que complementem informações obtidas em colaboração premiada firmada com a Polícia Federal e o Ministério Público Federal (MPF) por dois investigados na primeira fase da operação, deflagrada em abril de 2018.

Segundo o MPF, o esquema foi capitaneado por um frigorífico em Brodowski (SP), com o auxílio de outras firmas do mesmo grupo. As licitações eram direcionadas para favorecer empresas em troca do pagamento de propina estimada em 10% do valor dos contratos.

As fraudes ainda consistiam em simulação de concorrência, ajuste prévio de preços e elaboração de editais com exigências para limitar a participação de outros interessados. Concluído o processo, o frigorífico fornecia os produtos superfaturados ou sequer os entregava, mesmo tendo recebido o pagamento. Embora as investigações apurem o esquema em 27 cidades, as autoridades afirmam que a fraude possa ter atingido 50 municípios.

Policiais estiveram na casa de ex-prefeito

Segundo informações divulgadas pelo portal São Roque Notícias, policiais estiveram na casa do ex-prefeito Daniel de Oliveira Costa para cumprir um mandado de busca e apreensão, no bairro Campininha. As autoridades estavam acompanhadas de um delegado e conversaram com o ex-prefeito, onde pediram para levar os dois objetos, deixando em seguida à residência do ex-governante levando um celular e um computador. 

“Estou colaborando com as investigações, sou o maior interessado que se apure todos os fatos. Eu não devo nada, estou tranquilo. Estou acompanhando de perto o trabalho da investigação”, informou o prefeito ao portal.

A polícia ainda não divulgou oficialmente o nome dos dois mandados de prisão cumpridos no município. 

Confira abaixo as cidades alvos da operação nesta terça-feira

Americana: 3 mandados prisão e 3 busca/apreensão; Atibaia: 1 mandado de prisão e 1 busca/apreensão; Campinas: 1 mandado de prisão e 1 busca/apreensão; Cotia: 1 mandado de prisão e 1 busca/apreensão; Cubatão: 1 mandado de prisão e 4 busca/apreensão; Franca: 2 mandados de prisão e 3 busca/apreensão; Garça: 1 mandado de busca/apreensão; Guarujá: 2 mandados de busca/apreensão; Itapevi: 1 mandado de prisão e 1 busca/apreensão Jandira: 1 busca/apreensão; Matão: 1 mandado de prisão e 2 busca/apreensão; Orlândia: 1 mandado de busca/apreensão; Osasco: 1 mandado de busca/apreensão; Paulínia: 4 mandados de busca/apreensão; Praia Grande: 2 mandados de busca/apreensão; Rio Claro: 1 mandado de prisão e 1 busca/apreensão; Santos: 2 mandados de prisão e 2 busca/apreensão; São Carlos: 1 mandado de prisão e 1 busca/apreensão; São Joaquim da Barra: 1 mandado de prisão e 1 busca/apreensão; São José do Rio Preto: 1 mandado de prisão e 1 busca/apreensão; São Paulo: 3 mandados de prisão e 8 busca/apreensão; São Roque: 2 mandados de prisão e 3 busca/apreensão; São Vicente: 2 mandados de prisão e 5 busca/apreensão; Sorocaba: 1 mandado de prisão e 2 busca/apreensão; Sumaré: 1 mandado de prisão e 1 busca/apreensão; Taquaritinga: 1 mandado de prisão e 3 busca/apreensão; Votorantim: 1 mandado de busca/apreensão.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.