23/11/2019 às 09h45min - Atualizada em 22/11/2019 às 15h32min

Novo PA da Santa Casa de São Roque deve ser inaugurado no início de 2020

Nova ala atenderá apenas pacientes SUS

- Foto: Rafael Barbosa
Da Redação: Rafael Barbosa

As obras do novo Pronto Atendimento da Santa Casa de São Roque devem ser concluídas até dezembro de 2019, deixando a sua inauguração para janeiro de 2020, segundo informações da diretoria do hospital municipal. O Jornal da Economia visitou as obras anunciadas em junho deste ano e que se encontram em estado avançado, prometendo trazer grandes mudanças na instituição que hoje atende cerca de nove mil pessoas mensalmente.

A grande maioria destas pessoas são atendidas mediante o Sistema Único de Saúde – SUS e é justamente para esta parcela da população que o novo PA está sendo construído. “Todo o atendimento realizado aqui nesta nova ala será direcionado para pacientes SUS”, comenta a Diretora Andrea Rodrigues.

Segundo a gestora, as obras abrangem pouco mais de 700 metros quadrados e reformulam grande parte das estruturas de atendimento do hospital, para que o paciente siga um trajeto de atendimento único e em uma única direção, que seguirá o mesmo modo praticado atualmente. O paciente entrará na recepção, será atendido, passará pela triagem, seguirá para a ala de atendimento com quatro salas de consulta, além de uma sala especifica para aplicação de medicação e inalação.

Entretanto um dos pontos destacados pela administração é que agora o hospital contará com duas entradas para pacientes, dependendo do seu nível de gravidade. Atualmente todos os pacientes entram por um mesmo ponto, no prédio superior onde se localiza atualmente o PA, o que acaba trazendo transtornos para o atendimento, visto que pacientes gravemente feridos tem que passar pelas pessoas que esperam atendimento na recepção do hospital.

“Teremos uma sala exclusiva para atender pacientes de urgência e emergência, com entrada separada, o que hoje não existe no PA, onde todos os pacientes passam por uma única porta, agora quando a ambulância chegar com o paciente ele já será direcionado para esta área onde receberá os primeiros tratamentos, sendo que a sala já conta com um local especifico para sua higienização”, comenta

As novas obras também trarão quatro leitos separados: um infantil (três leitos), feminino adulto (quatro leitos), masculino adulto (quatro leitos) e uma ala de isolamento que será usado para pacientes que precisem ficar separados de outras alas, como no caso de doenças infecto contagiosas, como sarampo. Os leitos de internação continuam no mesmo prédio.

As obras trouxeram a reforma de toda a parte elétrica, hidráulica e sanitária, que já foi instalada, e o prédio deve começar a receber o acabamento em gesso e pintura na próxima semana, finalizando um trabalho de reforma que contou com diversas peculiaridades. “Uma reforma em um prédio antigo é sempre um processo delicado, porém estamos em um ponto bem adiantado, onde falta apenas o acabamento, finalização elétrica e pintura”, comentou o engenheiro mecânico Antônio Boccato, que colaborou com a reforma de forma voluntária ao lado de outros colaboradores, como o engenheiro Eletrico Vasco Trestini Neto.

“É importante destacar o cuidado com as normas elétricas que foram seguidos para atender a um prédio destinado a área da saúde. A Santa Casa é fundamental para São Roque então emprestar meu conhecimento para ajudar o hospital é um motivo de muito orgulho”, comentou Vasco.

Com a obra adiantada o atual PA será de atendimento de convênios e particular, mudança que deve trazer mais receitas para o hospital, que também terá a parte de baixo do seu estacionamento, localizada ao lado do novo PA, reformada.

“Os funcionários terão uma área mais adequada, todos os projetos foram adequados seguindo todas as normas necessárias para garantir que os pacientes tenham um funcionamento, de qualidade e seguro. Agradeço a todos os voluntários pelo empenho e aos funcionários da Prefeitura de São Roque e do próprio hospital, além do conselho da Santa Casa que aprovou a realização deste trabalho”, finaliza Andrea.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.