17/11/2019 às 17h38min - Atualizada em 17/11/2019 às 18h39min

Conheça os alimentos que ajudam a reverter o mau humor

Aprenda a identificar alimentos capazes de espantar energias negativas

- Foto: Divulgação
Casa e Jardim

Todo mundo tem aqueles dias em que acorda de mau humor. E tudo bem! O problema seria se esse estado fosse crônico. Mas nada de desculpas para levantar-se da cama com o pé esquerdo, porque você pode reverter a situação. Pensamentos positivos, rituais que te fazem bem e outras estratégias podem te ajudar a eliminar o baixo astral. Já na alimentação, nada de descontar nos doces, que podem até te fazer feliz por um momento, mas, logo em seguida, seu corpo vai acabar pedindo mais e mais. Para evitar que isso aconteça, nutricionista Luma Monteiro nos ajuda a identificar alimentos capazes de espantar as energias negativas.

1. Ovos

Um banho de sol pode te fazer tão bem quanto os ovos, uma vez que ambos possuem vitamina D. Segundo a nutricionista, a presença dela ajuda a melhorar o humor. A dica é consumi-los logo no café da manhã para dar aquele up.

2. Nozes

“Elas são ricas em triptofano, um aminoácido essencial - que o organismo não consegue produzir - importante para a sintetização de serotonina e melatonina no corpo", detalha Luma. A serotonina e a melatonina são conhecidas como os hormônios da felicidade e do sono, respectivamente. Por isso, com o triptofano, nossos níveis de estresse tendem a ser reduzidos. Consuma as nozes nos lanchinhos intermediários ou até para dar crocância a uma salada ou um toque especial na receita de pão, por exemplo.

3. Frutas secas

"Inclua frutas secas como: damasco, tâmaras e uvas-passas. Elas contêm triptofano e são bastante ricas em magnésio. Pesquisas indicam que a ingestão de quantidades adequadas de magnésio promove mais resistência a estímulos de estresse, o que nos ajuda a lidar melhor com preocupações e problemas”, explica a nutricionista. Por isso, a combinação das nozes com frutas secas pode ser o lanche da tarde perfeito para alegrar o seu dia.

4. Soja

Também rica em triptofano, a soja possui proteínas, que podem ajudar na saciedade, e carboidratos, que nós amamos. Luma indica o alimento para o almoço ou até no pós-treino. Vale também apostar opções que trocam a farinha de trigo pela de soja ou então substituir o leite animal por vegetal.

5. Temperos

Em geral, os temperos já alegram a comida, por saborizar e levantar os pratos. Se você é fã de um gostinho apimentado vá de pimenta chilli e páprica, porque ambos possuem capsaicina, um ingrediente que ajuda a combater a tristeza. "Isso ocorre porque eles produzem a sensação de queimação, essa irritação ao ingerir esses alimentos que libera a endorfina, uma espécie de morfina naturalmente produzida pelo próprio corpo. É o efeito analgésico da morfina que contribui para a sensação de bem-estar”, detalha.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.