11/11/2019 às 17h15min - Atualizada em 11/11/2019 às 16h11min

Iguatemi cresce lucro líquido em 32,5% no terceiro trimestre de 2019

Companhia elevou suas vendas em 2,4%, atingindo R$ 3,3 bilhões

Assessoria de Imprensa
divulgação/internet

A Iguatemi Empresa de Shopping Centers S.A. (IGUATEMI | B3: IGTA3), com participação em 14 shopping centers, dois premium outlets e três torres comerciais, apresenta resultado resiliente no terceiro trimestre de 2019. Apesar da tímida retomada do varejo e economia pouco aquecida, a companhia cresceu indicadores e elevou seu Lucro Líquido em 32,5%, atingindo R$ 86,9 milhões neste trimestre. No mesmo período, as vendas chegaram a R$ 3,3 bilhões, 2,4% acima do mesmo período do ano anterior.

Assim como reportado ao longo do ano, a Iguatemi manteve seus esforços na captura de novas marcas para qualificar ainda mais a ocupação dos empreendimentos e na melhora contínua da experiência dos clientes em todas as praças de atuação, iniciativas importantes para atingir os resultados consistentes apresentados de junho a agosto.

“Apesar do ambiente incerto, estamos confiantes no sucesso do negócio nos próximos meses, especialmente com o lançamento do nosso marketplace, o Iguatemi 365. A credibilidade da marca foi e continua sendo decisiva na atração de varejistas para a plataforma. Estamos animados com os desafios que estão por vir e seguiremos investindo na experiência de consumo em toda a jornada do cliente, no on e no off”, conta Cristina Betts, CFO da companhia.

No trimestre encerrado em 31 de agosto, a Iguatemi registrou crescimento de 4,2% nas vendas mesmas áreas (SAS) e de 3,1% em mesmas lojas (SSS). Os aluguéis em mesmas áreas (SAR) e em mesmas lojas (SSR) apresentaram alta de 6,2% e 8,8%, respectivamente.

A receita líquida no trimestre alcançou R$ 182,4 milhões, 2,7% acima do registrado no mesmo período de 2018, enquanto o FFO atingiu R$ 118,9 milhões, 27,7% acima do mesmo período de 2018. O EBITDA, por sua vez, chegou a R$ 168,5 milhões, crescimento de 19,4% sob o terceiro trimestre do ano passado, com margem de 92,4%.

“Acreditamos que a Iguatemi está bem posicionada para enfrentar os próximos anos, com portfólio robusto, balanço patrimonial sólido e sempre buscando novas oportunidades de bons investimentos”, completa a executiva.
O período foi marcado também com o reforço da estratégia de desenvolvimento do entorno dos empreendimentos, com a venda fracionada de terreno para construção de uma torre residencial no Iguatemi Esplanada e no Iguatemi São José do Rio Preto. A iniciativa ajuda a Iguatemi a rentabilizar o potencial construtivo e impulsiona o fluxo qualificado de clientes.

No total, o desempenho dos shoppings a 100% resultou em receita de aluguel de R$ 254 milhões no trimestre, alta de 6,3% em relação ao ano anterior. A receita de estacionamento, por sua vez, chegou a R$ 58,3 milhões, apresentando uma leve queda de 0,2% contra o terceiro trimestre de 2018, número impactado pelas novas tendências de mobilidade urbana, principalmente nas grandes cidades.

Ao fim dos primeiros três meses do ano, a dívida total da Iguatemi era de R$ 2,1 bilhões, retração de 0,8% em relação ao final do mesmo período de 2018. A dívida líquida da companhia recuou 0,20% no mesmo intervalo, para R$ 1,4 bilhão, levando a um múltiplo Dívida Líquida/EBITDA de 2,35x para o final do terceiro trimestre de 2019.

Na linha de mudanças de investimentos, a companhia vendeu sua participação em dois shoppings na região Sul, Iguatemi Florianópolis e Iguatemi Caxias do Sul, com o objetivo de centralizar os esforços em ativos que tenham mais sinergia com o negócio.


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