11/11/2019 às 13h16min - Atualizada em 11/11/2019 às 14h17min

Diabetes atinge 13 milhões de pessoas no Brasil

Dia Mundial do Diabetes alerta para prevenção da doença que registrou aumento de 60% nos diagnósticos em 10 anos

- Foto: Divulgação

Criado em 1991, o Dia Mundial do Diabetes é uma forma de chamar a atenção da população para os riscos da doença e a importância de investimento em prevenção e tratamento adequados. O dia 14 de novembro destaca a necessidade de levar informação sobre a doença que acomete boa parte da população mundial e que, se não tratada, pode levar até à morte. Apenas entre 2006 e 2016, houve aumento de 60% no número de diagnósticos de diabetes no Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde.

Diabetes é uma doença causada pela produção insuficiente ou dificuldade de ação da insulina, hormônio que tem a função de quebrar as moléculas de glicose (açúcar) transformando-as em energia para manutenção das células do nosso organismo. O diabetes se divide em dois grupos:

- No tipo 1, as células responsáveis pela defesa do organismo acabam atacando outras, capazes de sintetizar insulina, por causa de um defeito no sistema imunológico.

- Já no tipo 2, o organismo não produz insulina suficiente para controlar a taxa de açúcar no sangue, ou não é capaz de usar adequadamente a que produz.

Além destes dois tipos principais, podemos ter outros como o diabetes gestacional, diabetes secundário ao uso de medicações, secundário a pancreatite, diabetes neonatal.

Entre os sintomas da doença, estão fome e sede constantes, fraqueza e fadiga, visão embaçada, infecções, perda de peso sem motivo aparente, náuseas e vômito. Se não tratada corretamente, ela pode causar complicações nas artérias que nutrem o coração, os olhos, os rins e os nervos. Em casos mais graves, pode até levar à morte.

Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes, o país possui mais de 13 milhões de pessoas com diabetes atualmente, o que representa 6,9% da população nacional. No mundo, este número é de uma a cada 11 pessoas.

“A prevalência de diabetes está intimamente relacionada à presença de fatores de risco, como, por exemplo, idade acima de 45 anos, excesso de peso, histórico familiar de diabetes, sedentarismo, presença de outras doenças associadas, como pressão alta e alteração de colesterol e triglicérides, e apneia do sono”, explica a Dra. Renata Marques, diretora de Gestão de Saúde da Care Plus.

Apesar dos números alarmantes, o diabetes tem fácil diagnóstico. E para realizar o tratamento, é necessário o controle da glicose no sangue, por meio de um monitor de glicemia ou bombas de insulina.

Para auxiliar no tratamento de pacientes com diabetes, entre outras enfermidades, a Care Plus, maior operadora de saúde premium do Brasil, lançou em 1999 o Programa de Prevenção de Doenças Cardiovasculares. A operadora de saúde oferece atendimento integrado e especializado a fim de contribuir com a promoção de saúde e prevenção de doenças por meio de mudanças no estilo de vida dos participantes, com tratamentos individuais e especializados.

“Pelo fato do diabetes ser uma doença crônica, é muito importante que o paciente se sinta acolhido e assistido por uma equipe capacitada e que o acompanhe nessa jornada tão desafiadora que é a mudança de comportamento e a adoção de um estilo de vida mais saudável que contribuirá para o controle do diabetes e prevenção de complicações agudas e crônicas da doença”, considera Renata, diretora responsável pelo programa.

O suporte oferecido aos pacientes inclui orientação e acompanhamento de atividades físicas, hábitos alimentares saudáveis, utilização de medicamentos e oferece ainda uma série de benefícios como subsídio para academia, parcerias com empresas de alimentos saudáveis e grupos de corrida, realização de exame que mede da taxa metabólica de repouso, quinto mês de medicamento gratuito, tratamento psicológico com tecnologia para monitoramento do stress, bonificação pela aderência ao acompanhamento, dentre outros.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.