31/07/2014 às 09h51min - Atualizada em 31/07/2014 às 09h51min

Tem boi na linha: jornalista Vander Luiz comenta a ausência de bois na Entrada dos Carros de Lenha

Da Redação - Fotos: Arquivo JE
Da Redação - Fotos: Arquivo JE

O jornalista Vander Luiz comenta sobre a ausência dos bois na tradicional Entrada dos Carros de Lenha sempre com cobertura total do Jornal da Economia. Veja:

Tem boi na linha. Alto custo ou ativismo? Eu não entendi bem uma coisa. Em entrevista ao Jornal da Economia os festeiros disseram que a Entrada dos Carros de Lenha na nossa São Roque não terá carros de boi por conta dos elevados custos algo em torno de 100 mil reias. Veja a partir de 1’17” https://www.youtube.com/watch?v=IoNtZUMYLX8

No jornal Cruzeiro do Sul (Sorocaba) o festeiro Ézio Marchi disse que o motivo era a ameaça de manifestantes dando como exemplo a invasão do Instituto Royal no ano passado. “Um manifesto na internet denominado "Não queremos a Entrada" somado a pressões e até ameaças telefônicas aos participantes orientou a decisão. Marchi reconheceu algumas das pessoas que fizeram postagens na página aberta na rede social Facebook como participantes da invasão do Instituto Royal no ano passado, quando foram resgatados cães da raça Beagle. Segundo ele, o grupo estaria disposto a atrapalhar a apresentação. O organizador, porém, desconhece que alguém tenha sido ameaçado”.
http://www.cruzeirodosul.inf.br/materia/561185/carros-de-boi-nao-vao-desfilar-este-ano

Reportagem do jornal O Estado de São Paulo relata o medo de manifestações durante o desfile e cita no segundo parágrafo. “Os carros puxados por juntas de boi serão substituídas por tratores. De acordo com a prefeitura, os festeiros receberam ameaças por telefone e mensagens na internet”.

http://www.estadao.com.br/noticias/geral,ameaca-de-ativistas-altera-procissao-em-sao-roque,1535277

Vale o depoimento do jornal ou a declaração diante de uma imagem de São Roque?
Dois detalhes. Nunca a Entrada dos Carros de Lenha deixou de ter pelo menos um carro de boi, lembra o amigo Zé do Nino seguramente o maior conhecedor das Festas de Agosto.

No início dos anos 90 chegou a ter apenas um carro, mas a tradição não morreu como relatam as fotos postadas nessa publicação.
Em 1993, escrevi o seguinte texto ao lado do jornalista Carlos Mello no Jornal da Economia.
Veja também a entrevista para a TV JE com os festeiros 2014 sobre a ausência dos carros de boi neste ano, acese o link do youtube:
http://youtu.be/IoNtZUMYLX8

 

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.