01/11/2019 às 19h00min - Atualizada em 01/11/2019 às 15h46min

Diretor do INPE ministra palestra no Parque Tecnológico sobre monitoramento ambiental

Darcton Damião falará sobre temas que estão em evidência na mídia brasileira

- Blog Parque Tecnológico
Divulgação

O diretor do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), Darcton Policarpo Damião, estará no PTS (Parque Tecnológico de Sorocaba), às 19h30 de 11 de novembro, para falar sobre as queimadas na Amazônia e as manchas de óleo que aparecem no litoral do Nordeste.

Na ocasião, Darcton Damião também fará a abertura oficial do 9º Serfa (Simpósio de Sensoriamento Remoto em Aplicações de Defesa), evento de tecnologia que, pela primeira vez, será realizado na cidade – as demais edições foram todas em São José dos Campos, interior de São Paulo.

O diretor do INPE vai ministrar uma palestra na qual o propósito é trazer um olhar crítico sobre os dois temas que hoje estão em evidência e que são amplamente divulgados pela mídia, bem como discutir a atual situação do monitoramento ambiental brasileiro.

Por meio de dados objetivos e de fatos reais, ele vai apresentar sua visão sobre os incidentes, as ferramentas e as técnicas existentes e disponíveis para um monitoramento eficiente e qual a participação do INPE no atual cenário socioambiental.

Conforme o presidente do Parque Tecnológico, Roberto Freitas, a palestra de Darcton Damião será um dos principais temas em discussão no 9º Serfa, tendo em vista que as queimadas na Amazônia e as manchas de óleo que aparecem no litoral nordestino têm trazido muita preocupação a todos os brasileiros.

O evento com o diretor do INPE tem como finalidade levar os participantes à reflexão e à análise do atual contexto, permitindo que eles se tornem multiplicadores e formadores de opinião sobre o tema. “O Darcton Damião está no foco hoje de tudo isso que vem acontecendo com o nosso meio ambiente”, acrescenta Roberto Freitas.

O palestrante é formado pela Academia da Força Aérea, doutor em desenvolvimento sustentável pela UnB, MBA em gestão empreendedora pelo ITA, mestre em sensoriamento remoto pelo INPE e bacharel em ciências aeronáuticas.

O SERFA

Considerado o maior fórum sobre tema aeroespacial do Hemisfério Sul, o 9º Serfa será realizado no Parque Tecnológico de Sorocaba, de 10 a 14 de novembro. Grandes preletores internacionais estão confirmados no evento, cujo tema será: “Espaço, Novos Mercados e uma Nova Era Espacial Brasileira”.

O simpósio vai reunir universidades, indústrias, investidores, governo e demais interessados. O objetivo é aumentar a geração de negócios, transmissão de conhecimentos e atualização sobre sensoriamento remoto de defesa – conjunto de atividades que permite a obtenção de informações da superfície da Terra. Ferramenta que influencia as áreas de cartografia, análise de recursos naturais, transportes, comunicações, energia e planejamento urbano e rural.

Roberto Freitas ressalta que o 9º Serfa “será um marco para o desenvolvimento de diversas áreas econômicas ligadas ao mercado aeroespacial e que registram franco crescimento nos últimos anos”.

SERVIÇO

9º Serfa (Simpósio de Sensoriamento Remoto em Aplicações de Defesa)

Palestra do diretor do INPE, Darcton Policarpo Damião

Tema: “Queimadas na Amazônia e Manchas de Óleo: um olhar crítico do INPE sobre o monitoramento ambiental”

Data: 11 de novembro

Horário: 19h30

Local: Parque Tecnológico de Sorocaba – Avenida Itavuvu, 11.777, Jardim Santa Cecília

Inscrições: encurtador.com.br/ovxE1 ou https://www.sympla.com.br/

Informações: (15) 3316-2323


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.