01/11/2019 às 18h00min - Atualizada em 01/11/2019 às 15h26min

FGV promove seminário sobre gestão escolar com foco na aprendizagem

O evento será realizado em São Paulo

- Foto: Reprodução / Internet

O Centro de Desenvolvimento da Gestão Pública e Políticas Educacionais (FGV DGPE) e o Itaú Social promovem no dia 5 de novembro o seminário Gestão Escolar para Aprendizagem de Todos e Todas. Durante o evento, que será realizado na FGV, em São Paulo, será debatida a gestão voltada para a aprendizagem, inclusive como mecanismo de inclusão social.

“Compartilhamos a ideia de que as secretarias de educação devem promover uma organização que desonere os gestores de escolas de atividades administrativas, como questões de infraestrutura, alimentação, transporte, de forma que eles possam se dedicar com maior intensidade à gestão do aprendizado”, explica o diretor da FGV DGPE, Prof. José Henrique Paim.

Para pôr em prática esse modelo de gestão, Prof. Paim destaca que é preciso conhecimento aprofundado da rede de ensino e das escolas, além de indicadores de avaliação para que professores, diretores e secretários firmem compromisso com o aprendizado; cada um desses atores dentro da sua esfera de competência. “Os professores assumem esse compromisso para com seus alunos; os diretores para com as turmas da sua escola; e o secretário para com as escolas sob sua gestão”, explica Prof. Paim.

A gestão voltada para a aprendizagem permite identificar gargalos da aprendizagem que surgem ao longo do processo. “Dependendo da dificuldade encontrada, pode-se recomendar formação de professores, revisão da prática pedagógica, mudanças no material de ensino. O importante é que todos aprendam e ninguém fique para trás”, conclui Prof. Paim.

Seminário Gestão Escolar para Aprendizagem de Todos e Todas

Data: 5/11

Horário: 9h

Local: Auditório FGV 9 de Julho (Rua Itapeva, 432 - Bela Vista)

Inscrições: https://evento.fgv.br/dgpe

PROGRAMAÇÃO

8h -- Credenciamento e Welcome Coffee

9h -- Abertura

Angela Dannemann (Superintendente da Fundação Itaú Social)

José Henrique Paim (Diretor do FGV DGPE)

9h20 -- Mesa: Gestão Escolar para a aprendizagem de todos e todas

Mediadora: Sofia Lerche (FGV DGPE)

Palestrantes: Jana Nogueira (FGV DGPE), Mauricio Ernica (Unicamp) e Tiana Tapety (Secretária Municipal de Educação de Oeiras)

11h30 -- Encerramento

Angela Dannemann (Superintendente da Fundação Itaú Social)

José Henrique Paim (Diretor do FGV DGPE)


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.