30/10/2019 às 10h56min - Atualizada em 30/10/2019 às 10h56min

Falece Dom Ercílio Turco, bispo emérito da diocese de Osasco

Bispo lutava contra um câncer

- Fotos: Divulgação

Faleceu na madrugada desta quarta-feira (30), aos 81 anos, o bispo emérito Dom Ercílio Turco, da Diocese de Osasco. O bispo estava internado no Hospital da Luz em São Paulo desde o dia 19 de novembro, onde lutava contra um câncer.

Diversas cerimônias estão sendo organizadas ao longo desta quarta e quinta-feira na Catedral Santo Antônio, na Avenida Santo Antônio, 1090, na Vila Osasco, em Osasco, para que as comunidades religiosas possam prestar suas homenagens ao bispo, que era uma figura muito conhecida e querida na região. O corpo de Dom Ercílio será sepultado na Cripta da Catedral nesta quinta-feira (31).

2º Bispo da Diocese de Osasco entre 2002 e 2014, Ercílio participou de várias celebrações em São Roque enquanto esteve à frente da Diocese, principalmente das Festas de Agosto.

Confira abaixo uma breve biografia sobre a vida de Dom Ercílio

Dom Ercílio nasceu em Campinas, SP, em 13 de março de 1938. Filho de Francisco Turco e Ignez Canossa Turco, último dos irmãos Oswaldo, Antônio, José e Terezinha. Foi ordenado sacerdote em Campinas, no dia 1º de dezembro de 1963, por Dom Paulo de Tarso Campos, naquela época Arcebispo Metropolitano de Campinas.

Em 18 de novembro de 1989, foi nomeado, pelo Papa João Paulo II, o terceiro Bispo de Limeira (SP), sendo ordenado no dia 04 de fevereiro de 1990, por Dom Gilberto Pereira Lopes, Arcebispo Metropolitano de Campinas, tomando posse em 08 de fevereiro de 1990. Escolheu como lema de seu episcopado: Evangelium Dei Evangelizare (Anunciar o Evangelho de Deus) colocando a evangelização como prioridade de seu serviço episcopal.

Dom Ercílio Turco foi transferido pelo Papa João Paulo II para a Diocese de Osasco em 24 de abril de 2002. Realizou seu 1º contato com o povo da Igreja Diocesana de Osasco no dia 1º de maio, festa de São José Operário – 13º aniversário de instalação da nossa Diocese.

Sua posse canônica realizou-se no dia 30 de junho de 2002, festa litúrgica dos apóstolos São Pedro e São Paulo, às 15h, no Ginásio de Esportes Professor José Liberatti, em Osasco. Foi acolhido com estas palavras de Dom Francisco: “Este báculo de Pastor que, durante 27 anos de feliz episcopado me acompanhou, revelando-me a serenidade e a bondade de nosso Deus, eu passo às suas mãos, alegre e confiante na graça do mesmo Deus que nos haverá de conceder anos ainda maiores de feliz evangelização”.

Conforme o cânon 401.1, do Código de Direito Canônico, apresentou sua renúncia – por motivo de idade – ao Santo Padre Francisco, no dia 14 de março de 2013, sendo que a renúncia foi aceita no dia 16 de abril de 2014.

Como Bispo Emérito dedicou-se a uma vida intensa de oração, celebrações em paróquias da diocese, assim como em tríduos, novenas e festas de padroeiros; e ministração do sacramento da Crisma, participando firmemente nas celebrações diocesanas. 

A Diocese de Osasco agradece a Deus pelo Ministério Episcopal de Dom Ercílio colocado a serviço da Santa Igreja e do povo de Deus.

Padre Ricardo Rodrigues dos Santos - Assessor Diocesano da PASCOM


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.