25/10/2019 às 14h39min - Atualizada em 28/10/2019 às 16h37min

A educação alimentar infantil

Assunto vai muito além de restringir certos alimentos

- Júlia Natarula Cerdeira
Reprodução / Internet

A alimentação infantil é um assunto muito discutido entre os pais, porém ela vai muito além de restringir certos alimentos e está relacionada com a releitura de produtos industrializados usando frutas, legumes e vegetais.

Segundo a nutricionista Cristiane Verotti, a ingestão precoce de doces é um ponto que requer atenção pois ela pode desencadear um paladar voltado para alimentos doces, o que pode trazer complicações para outros alimentos. “Quando a criança ingerir algo amargo ou natural, ela vai perder o interesse” complementa Cristiane.

Por isso, não deixar de introduzir alimentos naturais, sem sal ou açúcar, é essencial para construção de preferências gustativas, já que o sal e açúcar presentes nos alimentos já são suficientes para atender as necessidades das crianças.

Porém a alimentação correta não deve ficar restrita aos pequenos, sendo de extrema importância que a família também mude seus hábitos alimentares e que as escolas também exerçam boas influencias na alimentação das crianças.

Oferecer alimentos diversos para todas os alunos é encorajador, pois ver outras pessoas comendo um alimento pode despertar o interesse nos alunos. “Se os pais/responsáveis não comem. Não tem como incentivar” explica a nutricionista, que propõe que escolas usem suas influências para trabalhar a alimentação saudável com os alunos, em atividades semanais, rodas de frutas ou receitas simples.

Para os lanches da tarde, por exemplo, os pais podem fornecer alimentos como saladas de fruta com granola ou aveia, banana amassada com aveia, palitos de frutas, bolos caseiros e simples, pão com queijo, sucos naturais, tapioca ou crepioca com geleia de frutas para que os filhos levem as escolas. Outra ideia seria realizar festas de aniversários com lanchinhos assados alternativos, petiscos de frutas, bolos simples como de laranja ou de cenoura.

Um exemplo real de todas as dicas que a nutricionista falou, se concretizam com a mamãe Alyne Massad Siano, mãe do Elias, 5 anos, e do Sebastian, de 6 meses. Com a introdução alimentar do filho mais velho, Alyne procurou dar de todas as frutas, e para aceitação de algumas ela misturava uma fruta com menor aceitação com uma fruta de maior aceitação, até que houvesse aceitação das duas separadas. Para as papinhas ela sortia legumes, algum tipo de grão, uma folha e um tipo de carne. Sempre frisando a diversidade. A mamãe conta que para substituir os danoninhos, ela fazia danones caseiros de inhame, com banana e morango. E para passeios familiares Alyne conta que sempre levava na bolsa marmitas de frutas. Ela finaliza dizendo que tentará fazer o mesmo com o neném Sebastian.  


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.