25/10/2019 às 13h48min - Atualizada em 25/10/2019 às 13h52min

Cuidando dos dentes na infância

Dentista da dicas sobre como cuidar da saúde bucal das crianças

da Redação Foto: divulgação

O cuidado com a higiene bucal é uma tarefa diária e que muitas vezes não é feita com o empenho necessário, e isso vale tanto para adultos, quanto para as crianças. Segundo o dentista de São Roque, Matheus Medeiros, alguns fatores têm contribuído para uma melhor qualidade na higiene bucal infantil, como o fato da água brasileira ser fluoretada desde a década de 1990 o que contribuiu para uma diminuição nos índices de caries.

Muitas escolas infantis têm dado mais atenção a higiene infantil, estabelecendo horários de escovação coletivo após as refeições.

Entretanto, Matheus fala que ainda é necessária a atenção dos pais e profissionais dentistas para com as crianças, que hoje contam com rotinas diárias que muitas vezes fazem com que elas negligenciem atos simples como a escovação correta. “As crianças hoje têm muitos afazeres, como escolas em período integral, entre outras atividades como aulas de idiomas e esportes. Então vemos que algumas vezes elas simplesmente acabam esquecendo de escovar corretamente os dentes”, comenta o dentista.

Porém não basta só ficar atento em como os pequenos escovam os dentes e sim se estão realizando isso regularmente. “A escovação tem que se tornar um habito na vida da criança, assim como o banho, ela tem que estar inserida na sua rotina diária”, diz Matheus.

Uma dica para apresentar a escova para os pequenos deste cedo é usar itens coloridas ou de personagens infantis, para que meninos e meninas vejam o ato da escovação como uma brincadeira e não como algo chato a se fazer.

É importante também lembrar que, assim como outros médicos, a visita ao dentista deve ocorrer regularmente e embora no caso de adolescentes e adultos a periodicidade varie de caso a caso, no caso de crianças o ideal é fazer uma visita ao dentista a cada seis meses. “Com visitas regulares, além da avaliação também podemos realizar um acompanhamento da saúde dental da criança e o desenvolvimento dos dentes, algo que é bem constante na primeira e segunda infância, o que acontece até os 11 anos”, comenta Matheus.

A visita ao dentista pode ocorrer já nos primeiros meses de vida, onde o profissional pode fornecer dicas importante sobre os cuidados bucais, como não devem usar enxaguastes bucais e utilizar pasta sem flúor também na primeira infância.

E para que a criança perca o medo do dentista, uma profissão que ainda assusta muitas pessoas, Matheus fala que procura mostrar que o consultório é um lugar divertido e confortável e à vontade, porém os pais também têm um papel importante neste campo. “Levar a criança para ao dentista para consultas simples é uma tática bacana, pois a criança pode ver eu tratando o pai e passa a entender que não tem nada de mais em ir ao dentista, o que faz com que perca o medo do consultório”, completa.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.