22/10/2019 às 15h49min - Atualizada em 22/10/2019 às 15h49min

Bronzeador X protetor solar: o que é melhor para a pele?

Muitas pessoas têm dúvidas quanto ao melhor produto para proteger a pele. Confira algumas informações importantes para garantir a saúde e a estética

Assessoria de Imprensa Foto: Divulgação

Com a chegada do verão, aumenta-se o interesse em aproveitar a praia e tomar um banho de sol. Ao mesmo tempo, quase todo mundo sabe que é preciso buscar por proteção contra raios UV, já que estes são responsáveis não apenas pelo envelhecimento da pele, mas também pelo aparecimento de alguns tipos de câncer.

 

Não importa qual seja seu tom de pele, mesmo que a ideia seja ganhar uma cor na nova estação, é importante se proteger e saber quais as melhores atitudes a serem tomadas nessa situação.

 

Bronzeador

 

Diferentemente do que muitas pessoas acreditam, o bronzeador não oferece nenhum tipo de proteção para a pele. Seu intuito é ajudar a ganhar aquele bronzeado bonito e alcançar a “cor do verão”.

 

É possível utilizá-lo, mas o ideal é não abusar. Aplique-o em pequenas quantidades nos horários em que o sol é mais fraco, como o início da manhã ou o fim da tarde. Destine o produto apenas para esses períodos na praia, depois, aposte no protetor solar.

 

Protetor Solar

 

Como já diz o nome, o protetor solar tem como função proteger a pele contra os raios UV. Deve ser utilizado todos os dias e não apenas na praia ou piscina, como algumas pessoas tendem a fazer.

 

Alguns produtos têm textura mais oleosa, mas você encontra aqueles voltados especificamente para o rosto e os que possuem aspecto mate, que depois de aplicados tornam-se quase imperceptíveis.

 

As mulheres devem aplicar o protetor solar antes da maquiagem e — se possível — reiterar a proteção, investindo em produtos que também sejam contra os raios UV.

 

Na praia e na piscina esse produto se torna indispensável. Passe e retoque sempre que deixar a água.

 

Fator de proteção solar ideal

 

Antes de comprar um produto para proteger a pele, a primeira pergunta que surge é relacionada ao FPS (ou fator de proteção solar). Qual seria o ideal? Não importa qual seja seu tom de pele, é importante escolher, no mínimo, o FPS 30.

 

Pessoas com pele bastante clara que ficam vermelhas mesmo com pouca exposição ao sol e não conseguem ficar bronzeadas devem apostar no FPS 60, ou até em algum mais forte. Quem tem pele morena, pode usar o FPS 50 durante o verão e ao final da estação — e no restante do ano — o FPS 30.

 

Já quem tem pele escura pode contar tranquilamente com o FPS 30. Por mais que não sofra com o risco de queimaduras, é importante se proteger contra os raios UV, para evitar o câncer de pele.

 

Bronzeador pode ser aplicado após o protetor?

 

Se o objetivo é ganhar a “cor do verão” e aquele bronzeado de dar inveja, será que vale a pena aplicar o bronzeador depois do protetor solar? Afinal, ficou claro que não dá para fugir dos protetores, não importa qual seja a estação do ano.

 

No entanto, não é recomendado passar o bronzeador depois do protetor, já que poderá anular a ação deste. A maioria dos bronzeadores tem textura mais oleosa e acaba removendo o protetor solar da pele.

 

Caso pretenda usar o bronzeador, passe um pouquinho do produto e tome sol nos horários mais amenos, como de manhã cedinho ou após as cinco da tarde. De qualquer maneira, se você consultar seu dermatologista, verá que ele não recomenda o uso do bronzeador, mas apenas do protetor solar.

 

O que é melhor para a pele?

 

Pense que, acima de tudo, sua pele precisa se manter protegida e hidratada. Isso significa que o protetor solar é o melhor aliado. Inclusive, muitos deles ajudam a hidratar a pele também.

 

Procure passar o produto no rosto e corpo, mesmo que a intenção não seja ir para a praia. Lembre-se sempre de conferir qual FPS é mais indicado para seu tom de pele.

 

O bronzeador, apesar de dar aquele bronzeado bonito, pode ser um risco para você, além de aumentar as chances de queimaduras solares. Algumas pessoas conseguem ganhar uma cor mesmo quando usam o protetor solar, por isso, vale a pena investir na proteção.

 

Se ainda tem alguma dúvida, conte com a ajuda de seu dermatologista. Esse profissional vai lhe ajudar a encontrar o melhor protetor solar e dar todas as orientações para que você possa tomar sol sem medo!

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.