19/10/2019 às 10h30min - Atualizada em 18/10/2019 às 16h50min

Dia “D” Vacinação contra o Sarampo acontece neste sábado em Mairinque

Até a próxima sexta-feira, a intensificação continuará para as crianças nos postos de saúde do município

- Fotos: Divulgação

A Vigilância Epidemiológica de Mairinque realiza neste sábado (19) o Dia “D” Vacinação contra o Sarampo nos Postos de Saúde do município. A campanha, prevista no calendário do Ministério da Saúde, é direcionada às crianças entre 6 meses e 5 anos incompletos de idade e atenderá os munícipes das 07h às 16h.

Para participar da ação, os pais ou responsáveis pelas crianças, ainda não imunizadas, dentro da faixa etária devem comparecer à uma das Unidades Básicas de Saúde – UBS com caderneta de vacinação para receber a dose. Com exceção das UBS do Moreiras e Bairro Cristal, todos os outros Postos de Saúde disponibilizarão a Tríplice Viral, responsável por proteger contra o sarampo, caxumba e rubéola – SRC.

Para que surta efeito, a SRC precisa ser tomada em duas doses diferentes, sendo que a segunda é aplicada 30 dias após a primeira. Dessa forma, para as pessoas que se imunizarão pela primeira vez durante o Dia “D”, será necessário voltar aos postos de saúde uma segunda vez para fechar o ciclo da vacina.

O Chefe de Divisão da Vigilância Epidemiológica, Luiz Pinheiro, ressalta a importância da campanha. “O sarampo é uma doença altamente contagiosa e as crianças, por terem um sistema imunológico mais frágil do que os adultos, estão mais expostas aos vírus. A única maneira de neutralizá-los é através da vacina, por isso é importante a participação de todos durante essa ação”.

Até a próxima sexta-feira (25), a intensificação continuará para as crianças nos postos de saúde do município. Na segunda quinzena de novembro, acontecerá a segunda etapa da Campanha Nacional, englobando as pessoas entre 20 e 29 anos ainda não protegidas da doença. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.