14/10/2019 às 10h17min - Atualizada em 14/10/2019 às 10h23min

Alumínio realiza simulado de evacuação de áreas próximas à barragem

O início do simulado será 10h e será marcado pelo acionamento de sirenes

- Fotos: Reprodução / G1

A Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), em parceria da Defesa Civil da cidade de Alumínio realiza nesta quarta-feira (16), o primeiro simulado de evacuação das áreas vizinhas à Barragem do Palmital.

O início do simulado está marcado para as 10h com bloqueio de Vias municipais (imagem em anexo a matéria) e também bloqueio na rodovia Raposo Tavares, na altura da entrada do município de Alumínio, com apoio da concessionária e da Polícia Rodoviária Federal, a fim de que o exercício seja feito também no local.

Hospitais não serão afetados, uma vez que não se encontram na zona de autossalvamento, bem como o transporte público também não será interrompidos durante a realização do simulado, embora possam ocorrer desvios na rota de algumas linhas em função dos bloqueios.

“A ação faz parte das iniciativas de implantação do Plano de Atendimento Emergencial (PAE), exigência da legislação, e tem como objetivo a capacitação da população sobre os procedimentos a serem tomados no caso de eventual rompimento da estrutura”, informa a CBA.

É esperada a participação da população presente na zona de autossalvamento (ZAS), área de influência direta da barragem, durante a realização do simulado, bem como a presença de representantes da Defesa Civil, que participaram da organização, e demais autoridades locais.  

O início do simulado será 10h e será marcado com o acionamento das 11 sirenes que compõem o sistema de notificação de massa e haverá a interdição em algumas ruas da região para facilitar a circulação dos pedestres. Equipes da CBA orientarão os moradores durante toda extensão das rotas de fuga, informadas previamente à população durante os treinamentos e demais materiais de comunicação. Os participantes foram orientados a levar com eles, documentos pessoais e o folheto entregue previamente pela empresa com a rota a ser percorrida.    

 “A realização do simulado é uma ação educativa e uma oportunidade de aprendizado para população local, promovendo assim melhorias em todo o processo. A ideia é que novos exercícios e treinamentos sejam realizados anualmente”, destaca Leandro Faria, gerente de sustentabilidade da CBA.

Segundo o gerente de sustentabilidade, a CBA possui um robusto Sistema de Gestão de Segurança de Barragens, contemplando rotinas de monitoramentos diários, quinzenais e mensais, bem como auditorias externas conduzidas por uma empresa independente, especializada em geotecnia, garantindo total integridade física à barragem do Palmital. A estrutura também recebe fiscalizações periódicas de órgãos públicos responsáveis e possui todos os laudos técnicos exigidos por lei.

“Além disso, é importante ressaltar que nossa barragem foi construída sob o método de alteamento à jusante, com uso de materiais da mais alta resistência, como o granito, e outros específicos para filtros e drenagens, assegurando sua estabilidade e integridade”, diz o gerente de sustentabilidade da Companhia.   


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.