13/10/2019 às 22h26min - Atualizada em 13/10/2019 às 22h29min

Empreendimento de culinária saudável é premiado pelo Programa

O Free Soul Food, de São Paulo, venceu a etapa nacional e representará o Brasil na final que acontece em novembro, na Argentina

Assessoria de Imprensa Foto: Divulgação

Na última sexta-feira (11) o Mercado Livre, empresa líder na oferta de tecnologia para o e-commerce na América Latina, anunciou o vencedor da etapa brasileira do Programa "Empreender com Impacto": o Free Soul Food, de São Paulo. Focado em culinária saudável , o negócio gera impacto social por meio da alimentação viva, da contratação de imigrantes e de parcerias com nanoempreendedoras de iniciativas como o Consulado da Mulher.

A Free Soul Food ganhou benefícios para mídia e utilização do ecossistema de soluções do Mercado Livre. E, no próximo mês de novembro, representará o Brasil na etapa latino americana, que acontece na Argentina, concorrendo a um prêmio de US$ 5 mil, ao lado de empreendedores da Argentina, Chile, Colômbia, México e Uruguai.

Outros dois negócios de impacto que se destacaram ao longo do programa, e que também chegaram a final, foram: Da Tribu, liderado por Tainah Fagundes, que desenvolve joias orgânicas, a partir da sociobiodiversidade da Floresta Amazônica, valorizando ativos e saberes locais e gerando renda para famílias ribeirinhas; e o Selo Origens Brasil, desenvolvido pelo Imaflora, com uma nova forma de fazer negócios sustentáveis na Amazônia em áreas prioritárias de conservação, garantindo transparência, rastreabilidade da cadeia produtiva e valorização de populações tradicionais e povos indígenas.

"Acredito que o Programa contribuiu principalmente para a consolidação desses empreendimentos como negócios de impacto, fortalecendo uma rede de empreendedores espalhados por toda a América Latina", disse Laura Motta, responsável pela área de Sustentabilidade do Mercado Livre no Brasil. A especialista reafirmou a importância do programa e reiterou o compromisso da companhia em impulsionar o ecossistema de empreendedores de impacto de diversas maneiras, como a nova seção de produtos sustentáveis do marketplace.

"Esse foi um processo muito importante. Aproveitamos a oportunidade para fazer uma análise profunda do nosso negócio e nos entender melhor. Foi uma grande novidade nos descobrirmos como empreendedores sociais e compreender que nosso melhor modelo de negócios não é apenas B2C, que era o que acreditávamos.", afirmou Maíra Costa, sócia-proprietária da Free Soul Food, agradecendo o reconhecimento e otimista sobre o futuro. Para ela, o programa ajudou a afinar o modelo de negócios de forma guiada, apoiada por tutores experientes e com uma grade de aulas pensada de forma sistemática, permitindo que ao final do curso fosse possível criar uma framework mais robusto e também melhorar a estrutura do pitch da empresa.

 

 Tainah Fagundes - Da Tribuh | Maíra da Costa - Free Soul Food | | Luiz Antônio - Origens Brasil

 

Maíra da Costa e Janete da Costa da Free Soul Food

 

Sobre o programa

O "Empreender com Impacto" é uma iniciativa do Mercado Livre em parceria com o Programa de aceleração Mayma Humanidade Empreendedora para capacitação online de empreendedores com ideias e negócios capazes de gerar impacto econômico, social e/ou ambiental. O curso é composto por 15 aulas on-line (webinars), acompanhamento de especialistas e uma plataforma de aprendizagem com materiais de apoio para aprofundar o conhecimento. Além disso, os participantes tiveram acesso a mentorias, seminários internacionais relevantes, à comunidade empreendedora latino-americana, além de concorrer a prêmios para impulsionar seus negócios.

O "Empreender com Impacto" busca apoiar o desenvolvimento de negócios sustentáveis no Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, México e Uruguai, por meio de uma comunidade que reúne ferramentas, conteúdos e especialistas do ecossistema de impacto da região. Lançado este ano, formou 200 empreendedores capacitados na América Latina.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.