Sony revela quando Playstation 5 será lançado e detalhes sobre o console

Console deverá chegar no final de 2020

Foto sobre "Sony revela quando Playstation 5 será lançado e detalhes sobre o console"
Creditos da imagem: Playstation 5 ainda não teve seu visual divulgado

A Sony revelou nesta terça-feira (08) que Playstation 5 é o nome oficial do seu novo console e que ele será lançado no final de 2020. Apesar destas informações já serem esperadas pela comunidade gamer, através do blog oficial do Playstation, o Presidente e Diretor-Executivo da Sony Interactive Entertainment, Jim Ryan, revelou diversos detalhes sobre o novo video game da companhia, a começar sobre o controle do aparelho.

“Um dos nossos objetivos com a próxima geração é aprofundar a sensação de imersão quando jogam nossos games, e tivemos a oportunidade com nosso controle de reimaginar como o senso de tato pode adicionar a esta experiência”, afirmou Ryan em seu artigo.

Para alcançar este objetivo o novo controle, que provavelmente se chamará Dual Shock 5, trará duas novidades. A primeira é que os rumbles (os motores que fazem o controle vibrar) serão substituídos por uma tecnologia chamada “haptic feedback” que promete ser muito mais sensível as interações que acontecem nos games.  “Com “haptics”, você realmente irá perceber uma gama muito maior de sensações, então bater em uma parede em um jogo de corrida parecerá muito diferente do que defender um gol em um jogo de futebol. Você poderá até sentir uma variedade de 'texturas' quando correr por campos de grama ou passar pela lama”, afirma o presidente da Sony.

A segunda inovação é que os gatilhos L2/R2 dos controles também sofrerão grandes modificações, e poderão ser adaptandos as necessidades de cada jogo. Segundo Ryan ,os desenvolvedores poderão programar a resistência dos gatilhos de forma personalizada, para que o jogador possa, por exemplo, ter a sensação tátil de puxar um arco e flecha ou acelerar um veículo fora da estrada, por terreno rochoso.

Mudanças que devem trazer uma nova camada a interação com os jogos e segundo Ryan, desenvolvedoras já começaram a ter acesso a versão inicial do novo controle.

Apesar do artigo do CEO da Sony se concentrar apenas nos aspectos do controle, durante uma reportagem publicada pela Wire, o Presidente da companhia nipônica e o Arquiteto Chefe do novo console, Mark Cerny, compartilharam mais algumas novidades sobre o novo console.

Segundo Cerny, a tecnologia ray-tracing, que permite realizar efeitos de iluminação muito mais realistas, estará presente no hardware do aparelho e não será inserido apenas por meio de um programa, ou seja, será uma tecnologia que fará parte da estrutura do novo console.

Por outro lado, a tecnologia de armazenamento SSD que estará presente no novo console trará diversos avanços ao Playstation 5, desde aumentar no desempenho dos jogos, até diminuição das telas de loading e uma personalização na instalação dos jogos. O jogador poderá instalar apenas o modo campanha ou o multiplayer dos jogos se assim quiser ou desinstalar qualquer um dos modos separadamente.

Novidades interessantes e que prometem "aquecer" o mercado de consoles no próximo ano. Embora a Sony não tenha dado uma data precisa para o lançamento do Playstation 5, é provavel que o aparelho chegue ao mercao em novembro do ano que vem, já que tanto o Playstation 3 e 4 foram lançados neste mês como uma forma de aproveitar as festividades de fim de ano.  

Comentários:

Suas informações de contato não serão divulgadas.