04/10/2019 às 14h39min - Atualizada em 04/10/2019 às 14h48min

Saiba que tipo de tinta usar nos cômodos da sua casa

Um dos primeiros passos da pintura é saber que tipo de tinta será usada

Uma boa pintura sempre ajuda a renovar o ambiente de uma casa, porém escolher que tinta usar pode trazer muitas dúvidas, afinal, não basta escolher apenas a cor e onde ela será aplicada.

Um dos primeiros passos antes de realizar o trabalho de pintura é saber que tipo de tinta será usada, já que atualmente existem muitos tipos de tintas no mercado que oferecem diversos tipos de características, como sem/com cheiro, antimofo e etc.

Para não correr o risco de errar na hora de pintar a sua casa, conheça agora alguns dos principais tipos de tintas existentes no mercado e em que caso cada uma delas deve ser aplicada.

Tinta acrílica: É uma tinta à base de água e que pode ser encontrada em 3 tipos de acabamento: fosco, semibrilho e acetinada. Opte por ela para pinturas internas e externas de forma geral, como alvenaria, gesso, reboco com cal, cerâmica porosa, cimentados, tijolo e concreto.

Verniz: Também é encontrado à base de solvente ou de água e também do tipo incolor ou pigmentado (imita as cores das madeiras). Eles formam uma película protetora que protege as superfícies da madeira da absorção de água. Existe também o stain, que é uma espécie de evolução do material, sendo absorvido pela madeira e assim, tornando-a hidro-repelente, o que exige menos manutenção. É indicada para superfícies de madeira expostas ao sol e à chuva.

Tinta óleo: Possui um composto de ligamento do tipo oleoso, que pode dar acabamento fosco ou brilhante, sendo impermeável e pode ser utilizada em locais que precisem de uma diferenciação de acabamento, como móveis, portas e janelas (madeira, ferro ou aço).

Tinta esmalte: Pode ser à base de solvente ou à base de água, entretanto à base de solvente demora mais a secar e apresentam cheiro forte, enquanto os que são à base de água não têm esses problemas. Esse tipo de tinta é bastante resistente à ação da chuva e do sol, sendo encontrado nos acabamentos fosco, alto brilho ou acetinado e por isso é indicado para superfícies de madeira ou metal, principalmente em áreas externas.

Tinta látex ou PVA: Também é a base de água, porém é mais barata. É encontrada somente no acabamento fosco, oferecendo pouca resistência ao sol e tem baixa lavabilidade, sendo indicada, principalmente, para pintar o teto ou paredes internas que não necessitem de manutenção constante e também pode ser usada em alvenaria, gesso e madeira.

Tinta epóxi: Pode ser encontrada à base de solvente ou de água, sendo resistente à ação do tempo e de produtos químicos, mas que é caracterizado por ser um produto de aplicação difícil e que requer uma certa técnica. É indicada para pisos, azulejos e fibra de vidro.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.