30/09/2019 às 11h04min - Atualizada em 30/09/2019 às 11h04min

Campanha “Setembro Amarelo” é realizada nos Postos de Saúde de Mairinque

Centro de Valorização da Vida e CAPS Mairinque oferecem acompanhamento

- Fotos: Divulgação

A Secretaria de Saúde de Mairinque, por meio do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS, desenvolveu durante este mês diversas palestras em prol da Campanha “Setembro Amarelo”. Os encontros, realizados nos Postos de Saúde da cidade, tiveram como principal objetivo dialogar sobre os fatores de risco que envolvem o suicídio, além de oferecer apoio aos que se encontram numa situação de tristeza constante.

As rodas de conversa foram conduzidas pelas profissionais Paloma Ferreira, enfermeira, Vanessa Ribeiro, assistente social, e Sabrina Ferreira, terapeuta ocupacional, que abordaram as possíveis motivações para o suicídio, como exposição à violência, bullying, conflitos na família e a presença de transtornos psicológicos ou doenças mentais. Também foram desmistificados conceitos de que “quem ameaça está apenas querendo chamar atenção” e “falar sobre suicídio aumenta os riscos”.

De acordo com a Secretária de Saúde, Hozana Marcelino, quebrar esses paradigmas é a principal missão dos encontros. “Nós temos que parar de achar que tudo é ‘querer chamar atenção’, pois o suicídio, por mais que seja complexo, delicado e cheio de tabus, é um problema real”.

A Assistente Social do CAPS, Vanessa, comenta que nos encontros pôde perceber que muitas pessoas não procuram ajuda por não saber aonde serão acolhidas. “Existe o CVV (Centro de Valorização da Vida) que disponibiliza atendimento psicológico gratuito e sigiloso durante 24h por dia, através do telefone 188. Em Mairinque, as pessoas podem nos procurar para fazer o acompanhamento necessário”.

O CAPS atende de segunda a sexta-feira, das 07h às 16h, na Avenida Mitsuke, nº 879, Jardim Cruzeiro ou através do telefone 4718-5373. Para realizar as consultas é necessário estar munido de RG e cartão do SUS do paciente, além de comprovante de endereço atualizado.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.