27/09/2019 às 00h00min - Atualizada em 27/09/2019 às 14h55min

Postos de Saúde intensificam a Vacinação contra o Sarampo em Mairinque

Aproximadamente 2.100 doses foram aplicadas

Divulgação

A Prefeitura de Mairinque, através da Vigilância Epidemiológica, continua com a intensificação de vacinação contra o sarampo em todos os Postos de Saúde do município. Conforme a Secretaria de Saúde informa, até o momento, aproximadamente 2.100 doses foram aplicadas desde a segunda quinzena de agosto.

O sarampo tem como principais sintomas febre, manchas avermelhadas na pele e tosse persistente, sendo considerada uma doença altamente contagiosa que pode ocasionar em outras complicações, como sequelas permanentes ou óbito. Segundo o Ministério da Saúde, somente a vacina é capaz de prevenir com eficácia.

Ainda de acordo com o Ministério, o sarampo, considerado erradicado no Brasil até o ano passado, já teve mais de 420 casos notificados em 2019. São Paulo lidera o ranking dos estados que têm surto ativo da doença, com o maior número de infecções e 82% de todos os registros.

O Chefe de Divisão da Vigilância Epidemiológica, Luiz Pinheiro, ressalta que o foco da campanha atual são os jovens de 15 a 29 anos, pois compõem o grupo populacional com maior probabilidade de não terem recebido uma das duas doses obrigatórias. “Pessoas com até 29 anos devem receber até duas doses da vacina, adultos com idade entre 30 e 59 apenas uma e acima de 60 anos, nenhuma”.

Gestantes, pessoas com baixa imunidade ou gripadas, pacientes em tratamento contra o câncer e portadores de doenças que derrubam o sistema imunológico, como a Aids, devem consultar seu médico antes de tomar a vacina.

Para se imunizar, basta comparecer ao Posto de Saúde mais próximo de sua residência, entre 07h e 16h, munido de carteira de vacinação e carteirinha do SUS. Dúvidas e mais informações podem ser consultadas através do telefone (11) 4708-3574.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.