26/09/2019 às 20h09min - Atualizada em 26/09/2019 às 20h37min

Novos negócios valorizam comunicação, mas não investem o suficiente

É o que mostra pesquisa do Coletivo Pro Comunica

Realizado em parceria com a Somar Pesquisas, com base na plataforma  da MaturiJobs, levantamento inédito revela que a maioria dos  empreendedores comunica seu negócio pelas redes sociais  

 

Os empreendedores e as startups de maturis (50+) dão importância à comunicação para seus negócios, mas não fazem investimentos suficientes para falar com seus públicos. Pesquisa inédita, realizada pelo Coletivo Pro Comunica, em parceria com a Somar Pesquisas e a MaturiJobs, mostra que 96% dos entrevistados a consideram importante, mas apenas 40% investem em comunicação.

 Dos que investem, mais de 70% desenvolvem a comunicação de seu negócio sozinhos, sem consultar profissional especializado. Os serviços profissionais são contratados por 34% dos empreendedores: 15% contrataram agência de comunicação, 15% trabalharam com free lancers, e 4%, com agência de publicidade (respostas de múltipla escolha).

Os meios digitais predominam no relacionamento com clientes, parceiros, investidores e outros públicos. Os canais preferidos são WhatsApp (67%), Facebook (66%), Linkedin (55%), site (49%) e Instagram (47%).

Dos que não investem em comunicação, 77% pretendem fazer isso, mas só 9% pensam em contratar algum serviço no curto prazo.

O Coletivo Pro Comunica estuda a percepção sobre a importância da comunicação nos novos negócios com o objetivo de entender as necessidades dos novos mercados e em qual momento o processo de comunicação aparece na vida do empreendedor.

A metodologia foi uma pesquisa quantitativa, com questionário de autopreenchimento composto por questões fechadas. O link para participar da pesquisa foi enviado, por meio de newsletter eletrônica, a 10.024 empreendedores cadastrados na MaturiJobs cuja atividade tem CNPJ. A amostra foi de 433 entrevistas. O perfil dos respondentes é de empreendedores em fase de planejamento do negócio (6%), de startups (16%) ou de empresas estabelecidas (66%), mais da metade há cinco anos. Dois terços são do sexo masculino e têm entre 50 e 60 anos. E 79% das empresas estão no setor de serviços, especialmente consultorias.

 

“Os resultados devem inspirar profissionais de comunicação, que, assim como nós, estão aprendendo e compartilhando suas experiências para ajudar as marcas, principalmente de startups e empreendedores, a se comunicarem melhor”, dizem as mentoras do Coletivo Pro Comunica, Claudia Cezaro Zanuso, Cyra Morato Ruggiero, Marcia Glogowski e Monica Deliberato Baptista.

“Esse trabalho dá uma ideia mais clara de como atuam os maturis inscritos em nossa plataforma. Nosso objetivo é apoiar mais maturis em seus empreendimentos”, diz Mórris Litvak, fundador e CEO da MaturiJob



Mentoras do Coletivo Pro Comunica

“Com as respostas, percebe-se que a comunicação não faz parte do planejamento e orçamento das empresas neste cenário econômico. Sem dúvida, elas poderiam crescer mais com um trabalho profissional na comunicação”, afirma Marcela Bárbara, da Somar Pesquisas.

Recomendamos aos empreendedores ter uma narrativa única e coerente, que traduza o propósito do negócio. Este é o papel da comunicação e é de extrema importância que seja feita de forma criativa e profissional, de acordo com uma estratégia e com conexão ao seu objetivo.

Sobre o Coletivo Pro Comunica

O Coletivo Pro Comunica reúne quatro profissionais (Claudia Cezaro Zanuso, Cyra Morato Ruggiero, Marcia Glogowski e Monica Deliberato Baptista), que somam suas experiências ao traço singular da inovação. O propósito é compartilhar conhecimento sobre comunicação, a fim de inspirar negócios e suas marcas a melhor se relacionar com os diversos públicos. O que move o Pro Comunica são quatro estímulos: inquietação, entusiasmo, convivência e conexão

 

Sobre a MaturiJobs

A MaturiJobs é a primeira plataforma de trabalho e desenvolvimento para pessoas acima de 50 anos do País, com mais de 80 mil profissionais cadastrados. Mórris Litvak fundou a MaturiJobs em 2015, como um negócio social, com o intuito de ajudar as pessoas maduras a ter oportunidade de continuar ativas e compartilhando suas experiências pelo tempo que quiserem.

 

Sobre a Somar Pesquisas

A Somar Marketing e Pesquisas foi fundada por Marcela Bárbara, formada em Administração de Empresas pela FEA/USP e pós-Graduada em Marketing e Comportamento do Consumidor, com ampla experiência em planejamento de Marketing e serviços mercadológicos, adquirida em empresas como Rhodia, Grupo Vicunha e H2R Pesquisas Avançadas e nas mais de 100 empresas dos mais variados setores para as quais presta consultoria ou realizou pesquisas.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.