26/09/2019 às 19h45min - Atualizada em 26/09/2019 às 19h53min

Greve na Viação São Roque continua

Apenas 50% da frota na rua (70% em horários de pico)

- Fotos: Divulgação

O Sindicato dos Rodoviários de Sorocaba e Região e empresa Viação São Roque não chegaram a um acordo na audiência de conciliação realizada no TRT-15 nesta quinta-feira, 26, e assim, trabalhadores do transporte intermunicipal continuam em greve.

Segundo informações do movimento sindical, a Viação São Roque afirmou que vendeu um terreno que não estava arrestado (bloqueado) para pagar os trabalhadores e propôs parcelar o pagamento dos direitos que estão em atraso. Essa proposta não foi aceita pelos trabalhadores, porque os mesmos não confiam mais na palavra da empresa, que já firmou anteriormente acordos comprometendo-se a pagar os atrasados e que não foram cumpridos.

Diante desse fato, a desembargadora Olga Aida Joaquim Gomieri, que presidiu a audiência, determinou que a empresa apresente documentos que comprovem essa transação imobiliária e apresente um relatório com os valores devidos aos trabalhadores e um plano de pagamento, que deverão ser apresentados na próxima audiência.

A desembargadora também determinou que a EMTU apresente um laudo de condições de operação de todos os veículos da empresa.

“O Ministério Público do Trabalho solicitou que a empresa pague até segunda-feira (30) os salários e direitos atrasados aos trabalhadores que foram cortados do INSS e o médico da empresa não liberou para retornar ao trabalho”, informou o sindicato.

Os trabalhadores também reafirmaram que só aceitam retornar ao trabalho mediante o pagamento total de todos os atrasados. Uma nova audiência de conciliação foi agendada para a próxima quinta-feira, dia 03 de outubro.

Ônibus quebrados

Além da situação que envolve a greve, após denúncias de más condições no equipamento, dois veículos foram recolhidos pela EMTU devido a irregularidades na quarta-feira (25), enquanto na manhã desta quinta um veículo precisou ser substituído devido a problema nas molas. Os passageiros foram encaminhados para outro ônibus.

Segundo o sindicato, os trabalhadores irão continuar a cumprir a liminar e manterá em operação os percentuais determinados de 70% em horário de pico e 50%. “O Ministério Público do Trabalho fez constar na ata que esse percentual seja respeitado desde que a empresa apresente ônibus em condições de operação, com garantias de segurança para os trabalhadores e os passageiros”, finalizou o sindicato.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.