25/09/2019 às 16h20min - Atualizada em 25/09/2019 às 16h20min

Você sabia que Mairinque possui um Banco de Sementes?

Sementes são armazenadas a vácuo, a fim de conservá-las por mais tempo

- Fotos: Divulgação

O Departamento de Meio Ambiente e Agricultura da Prefeitura desenvolve um Banco de Sementes em Mairinque, com o intuito de preservar as espécies de árvores locais. A ação atende as diretrizes do Programa Município Verde Azul – PMVA, criado pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente para estimular o desenvolvimento ambiental nos municípios de São Paulo.

Nessa ação, os profissionais armazenam as sementes a vácuo, a fim de conservá-las por mais tempo, para que em caso de necessidade e, em condições climáticas adequadas, elas possam ser utilizadas. Esse trabalho garante que as sementes coletadas mantenham seu poder de germinação, o que por sua vez, pode evitar que certas espécies de árvores desapareçam ou se encontrem em situação de defasagem.

De acordo com Ely Yasuda, Diretora do Departamento de Meio Ambiente, esse processo é muito importante para a conservação da biodiversidade local. “O Banco de Sementes é uma forma de manter as árvores nativas na cidade, além de ser fundamental para o resguarde da biodiversidade em Mairinque. No caso de um incidente que atinja uma determinada espécie, temos material genético para garantir sua preservação no município”.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.