21/09/2019 às 00h00min - Atualizada em 20/09/2019 às 15h53min

Mairinque celebra Semana da Árvore com diversas atividades pelo município

As ações visam conscientizar os moradores sobre o ecossistema

Divulgação

O Departamento de Meio Ambiente e Agricultura de Mairinque realizou nesta semana uma série de atividades alusivas ao Dia da Árvore, comemorado nacionalmente no sábado (21). As ações visam conscientizar os moradores sobre o ecossistema, além de abordar as maneiras de preservá-lo e os principais tópicos referentes à educação ambiental.

O cronograma teve início na terça-feira (17), onde os alunos do 5º ano da Escola Municipal Prof.ª Maria Ignês Blanco de Abreu, do Bairro Nova Mairinque, participaram da atividade "Rota de Educação Ambiental", realizada no Centro de Educação Ambiental. Nesse dia, os servidores fizeram um experimento para ressaltar a importância da vegetação para a proteção do solo e conservação dos recursos hídricos, evitando assoreamentos, e, em seguida, organizaram a coleta de lixo descartado de maneira incorreta na Praça Senador José Ermírio de Moraes e visitaram à Biblioteca Municipal “Geraldo Mayela de Oliveira”, ambos na Vila Sorocabana.

Nos dias 18 e 19, no Centro da cidade e no Bairro Dona Catarina, aconteceram as tradicionais Feiras de Sustentabilidade. Nos encontros, foram disponibilizadas mudas de árvores nativas, adoção responsável de cães, além de atividades voltadas à educação ambiental e orientações sobre o mosquito da dengue feitas pelos Agentes Controladores de Vetores.

Na sexta-feira (20), para encerrar a Semana da Árvore, os profissionais da Prefeitura realizaram a ação coletiva de plantio “Hora Verde” no Bairro Jardim Vitória, atendendo uma reivindicação dos moradores que procuraram o Departamento e se cadastraram para cuidar das mudas. Nessa ação, as Escolas Municipais Bairro Mato Dentro, Prof. Manoel Martins Villaça, Prof. Horácio Ribeiro, Thereza Cristina Whitaker, Prof.ª Benedita Camargo Valêncio, Prof.ª Dirce Manis Rodrigues, Felipe Lutfalla, Olga Barbieri, Prof.ª Thereza Caramante Chesine e Prof.ª Emília Miranda Borges também participaram.

A Diretora do Meio Ambiente em Mairinque, Ely Yasuda, comenta que desenvolver essa semana de atividades é fundamental para fazer com que a população se conscientize, valorize e preserve os recursos naturais e, principalmente, as árvores. “As árvores melhoram a qualidade e umidificam o ar, evitam a erosão do solo, servem de moradia para diversas espécies de pássaros, fornecem frutas, proporcionam sombra e favorecem a redução da temperatura. Portanto, são de extrema importância para o nosso dia a dia”.

Caso o munícipe se interessar em realizar o plantio de árvore em frente ao seu imóvel, basta entrar em contato, através do telefone (11) 4718-1640, ou presencialmente no Paço Municipal, para que os profissionais selecionem a espécie adequada para o local.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.