19/09/2019 às 16h22min - Atualizada em 19/09/2019 às 20h13min

Mulher falece após dar à luz uma bebê na Santa Casa de São Roque

A gestante teria apresentado complicações com uma forte hemorragia

- Da Redação: Ana Laura Gonzalez
São Roque Notícias
Arquivo JE

Na madrugada desta quarta-feira (18), uma mulher faleceu após dar à luz uma bebê na Santa Casa de São Roque. Edilaine Nascimento dos Santos, de 35 anos, foi levada ao hospital após passar mal em sua residência.

De acordo com pessoas próximas à família, a gestante de 38 semanas tinha uma carta de um médico informando que uma cesárea deveria ser feita na segunda-feira (16). Assim que Edilaine chegou ao hospital na segunda, recebeu a informação de que ela daria à luz com 39 semanas, então marcou o parto para a próxima terça-feira (24).

Seis dias antes da data agendada, a mulher, que segundo os amigos tinha uma gravidez de risco, passou mal e foi levada às pressas até a Santa Casa, tendo seu parto realizado por volta das 04h00 da manhã. Entretanto, após o nascimento da criança, Edilaine teria apresentado complicações com uma forte hemorragia e faleceu no início da tarde de quarta-feira.

O marido e os familiares da gestante, que tinha outras duas filhas, estão chocados com sua morte. Os amigos da mulher querem respostas sobre o que realmente ocorreu e o motivo pelo qual a cesárea não foi realizada na segunda-feira (16), data em que todos acreditavam que Edilaine daria à luz.

O velório da mulher foi realizado no Velório Municipal de São Roque e o sepultamento ocorreu na manhã desta quinta-feira (19), no Cemitério do Cambará. Já a criança, uma menina, permanece internada no hospital.

A Santa Casa de São Roque emitiu uma nota à imprensa falando sobre o caso. Confira abaixo na íntegra.

“A Santa Casa de São Roque informa que foram realizados todos os procedimentos necessários e previstos nos protocolos de atendimento à paciente, inclusive solicitação de vaga à Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde – CROSS, do Governo do Estado, para transferência da paciente para um hospital de maior complexidade.

Em atenção ao Código de Ética Médica quanto ao sigilo sobre o prontuário do paciente e também não haver autorização da família para divulgação de boletim médico, os detalhes sobre o quadro de saúde da paciente não serão divulgados.

Essas informações e as circunstâncias do óbito serão verificadas pelo Comitê de Mortalidade Materno de São Roque, organismo de natureza interinstitucional, multiprofissional e confidencial que tem como objetivo analisar todos os óbitos maternos no município, seguindo a Resolução SS–74, de 12-9-2017 da Secretaria de Estado de Saúde de São Paulo que dispõe sobre o processo de notificação e investigação dos óbitos maternos, de mulher em idade fértil, infantil e fetal e dá providências correlatas.

As equipes médica, assistencial e administrativa que realizaram o atendimento à paciente estão consternadas, se mantiveram à disposição da família na data do ocorrido e permanecem assim para auxiliar acerca de outros esclarecimentos e/ou solicitação de documentos.

Na qualidade de uma instituição de saúde que luta diariamente contra inúmeras dificuldades para continuar funcionando e atendendo a população, a Santa Casa de São Roque também lamenta as manifestações ofensivas, compartilhamento e difusão de informações sem fundamento nas redes sociais. A direção da Santa Casa estuda providencias judiciais cabíveis contra os autores de postagens que desrespeitam o luto da família, não retratam a realidade dos fatos e ainda propagam insegurança nos usuários do Sistema Único de Saúde”.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.