Você conhece o dia do Cliente?

Data celebrada em setembro é 100% brasileira

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Você sabia que dia 15 de setembro é o Dia do Cliente? Se não sabia, não fique triste, pois a data começou a ser conhecida pelos brasileiros a pouco tempo.

Primeiro é importante não confundir a data com o Dia Mundial do Consumidor, celebrado em 15 de março, que começou em 1985 nos Estados Unidos e se espalhou pelo mundo. A data celebrada em setembro é 100% brasileira e foi criada em 2003, no Rio Grande do Sul, pelo empresário e especialista em Marketing e RH João Carlos Rego, a ideia era criar uma data diferenciada onde os clientes pudessem ser homenageados, ajudando a desenvolver uma relação de fidelidade entre os consumidores e os comerciantes. Deste então a celebração se espalhou já foi aprovado em 14 estados brasileiros e 167 municípios em todo o Brasil.

Entretanto a celebração ainda é pouco conhecida pelos brasileiros, segundo pesquisa realizada pela Social Miner, empresa que une dados de consumo, tecnologia e humanização e a Opinion Box, especialista em pesquisas de mercado online. Os dados mostram que 55,5% nunca ouviram falar da data, embora existam iniciativas que estão sendo idealizadas exatamente para mudar este paradigma, como a semana do Brasil, lançada este ano pelo Governo Federal e que convida as marcas a estenderem suas ofertas entre 6 e 15 de setembro.

A intenção é unir as celebrações dos feriados de sete de setembro e o dia do cliente para criar uma espécie de Black Friday Brasileira, uma iniciativa que deve crescer no futuro e contar com uma boa dose de adesão popular já que, segundo a mesma pesquisa divulgada pela Social Miner e Opinion Box, 43% dos consumidores têm intenção de aproveitar as ofertas no período do dia do consumidor.

Nesse sentido, o público do estudo foi questionado sobre o que os fariam decidir por uma loja, sendo que 76,7% afirmaram que o "preço" seria o fator mais relevante. Em seguida, 73,3% escolheram "promoções" e 49,2% optou pelo "valor do frete", sendo que a soma nesse item excede os 100%, uma vez que os respondentes puderam selecionar mais de uma opção.

Uma celebração que pode se estender por todo o país gerando bons negócios inclusive em nossa região. “O Dia do Cliente é uma data que está sendo trabalhada e tem o potencial de promover uma aproximação maior entre o cliente e os comércios. Por isso este dia foi criado e acredito que, com o tempo, ele passará a ser conhecido amplamente pela população, através e iniciativas como a Semana do Brasil e a divulgação da mídia. Com isso as lojas poderão criar ações especificas para a data, com descontos e brindes para premiar o cliente, que é grande homenageado desta época e o responsável por mantermos as portas do nosso comércio abertas”, afirmou o Presidente da Associação Comercial de São Roque (ACIA), Antônio Di Girólamo.

Uma visão importante, pois estudos mostram que a confiança no comércio ainda é essencial para o cliente, já que a pesquisa da Social Miner e Opinion Box também questionou o que faria com que as pessoas não comprassem no Dia do Cliente e o "valor do frete" foi o fator campeão, com representatividade 54,9%. Em seguida, 48,3% afirmaram que não comprariam caso não confiassem que o valor do desconto é real. Já a falta de opções de produto, seja pelo número, cor ou outras razões, foi alvo de 45,5% das respostas. Outros fatores relevantes foram em relação a "nota baixa em sites de reputação", para 41,3% dos respondentes; o prazo de entrega, para 26,8%; e a forma de pagamento, para 23%.

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