09/09/2019 às 09h00min - Atualizada em 06/09/2019 às 14h49min

Vereador Alexandre Pierroni vota favorável ao Projeto de Lei que cria o Canil da GCM

Compra de microchips para animais com recursos de Emenda de Pierroni está em fase final

Na Sessão Ordinária da Câmara Municipal da Estância Turística de São Roque, realizada na última segunda-feira, dia 3, foi aprovado o Projeto de Lei nº 58/2019, proposto pelo Poder Executivo, que dispõe sobre a criação do grupamento especializado operacional da Guarda Municipal composto pelo Canil, denominado Grupo de Apoio e Operações com Cães (GAOC). Totalmente favorável ao Projeto de Lei, o Vereador Alexandre Pierroni afirma que este é um grande avanço na área de segurança pública, principalmente porque após implantado, a corporação terá expandido o seu campo de atuação.

Alexandre Pierroni que também é médico veterinário explica que o cão adestrado tem sentidos sensoriais mais aguçados que os seres humanos, tornando assim mais eficaz o trabalho da GCM, especialmente em ocorrências relacionadas a localização de pessoas e entorpecentes. “Rotineiramente são divulgadas informações de que cães farejadores auxiliam os trabalhos das Polícias Militar, Civil e Federal, além da Guarda Municipal, em muitas ocorrências, sendo esses animais aliados das forças de segurança em diversas cidades do Brasil”, diz.

Segundo o Vereador Alexandre Pierroni o Projeto de Lei também permite que a Administração Municipal viabilize a construção do Canil junto a GCM. “O espaço será apropriado para que os condutores e adestradores dos cães possam realizar os treinamentos relacionados as operações. Inclusive esses cães devem apoiar outros órgãos, como os de Segurança Pública e as atividades da Defesa Civil”, esclarece.

De acordo com o texto legal, os cães serão utilizados para diversas missões, tais como patrulhamento, operações de busca, resgate e salvamento, demonstrações relacionadas a divulgação institucional, vigilância do patrimônio público, provas oficiais de trabalho, estrutura e habilidade em cinofilia ( estímulo ao desenvolvimento e aperfeiçoamento de diferentes raças caninas) e cinotecnia ( conjunto de técnicas para criação e treinamento de cachorros), formaturas e desfiles em caráter cívico, detecção de entorpecentes, armamentos e localização de pessoas e animais e apoio e instrumento terapêutico de reabilitação física ou psicológica.

O Vereador Alexandre Pierroni afirma que acompanhará todo o processo de instalação do Canil e que está à disposição para colaborar. “Sabemos que há muitos municípios que já possuem canis administrados pela GCM, como é o caso de Itu, Campinas, Atibaia, Tatuí, Sorocaba, entre outros. Portanto, São Roque será mais uma cidade paulista que em breve contará com esse importante projeto”, diz.

Compra de microchips para animais com recursos de Emenda de Pierroni está em fase final

Através de recursos da Emenda à LDO, de autoria do vereador Alexandre Pierroni, a Prefeitura de São Roque está comprando microchips para implantação em animais abandonados ou de rua, com o objetivo de acompanhar, monitorar e diminuir essa população, além de minimizar os problemas sociais decorrentes dela.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.